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FAQ

  • Por que MSF emitiu uma cobrança em meu nome?

    A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) fez uma mudança nas regras de cobrança e envio de boletos, para que os pagamentos realizados no país sejam mais transparentes e seguros.

    Agora é obrigatório que todos os boletos sejam registrados em uma plataforma de cobrança desenvolvida pela Febraban, que permite aos bancos informar ao cliente toda vez que um novo boleto for emitido em seu nome. Clientes cadastrados no serviço Débito Direto Autorizado (DDA) podem ser informados pelos bancos sobre a cobrança no momento do registro do boleto, pelos canais digitais ou com o envio de torpedos.

  • Se eu não pagar o boleto, meu nome pode ser negativado?

    Não. O pagamento dos boletos enviados por Médicos Sem Fronteiras é totalmente facultativo.

  • Meu boleto veio com um valor que eu não quero doar, o que devo fazer?

    O valor que consta no boleto é uma sugestão e pode ser substituído, na hora do pagamento, por qualquer outro, de acordo com a sua preferência.

  • O que eu faço se o meu boleto vier sem código de barras?

    Se você recebeu um boleto sem código de barras, isso indica que você está cadastrado no Débito Direto Autorizado (DDA). Por determinação das novas regras da Febraban, clientes cadastrados no serviço DDA não recebem mais boletos com códigos de barras. Para pagar seu boleto basta autorizar o débito junto ao seu banco, pela internet, pelo telefone ou nos caixas eletrônicos.

  • O que é o DDA?

    O Débito Direto Autorizado (DDA) é um sistema criado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) que substitui a emissão de boletos de cobrança impressos pela cobrança eletrônica dos pagamentos. Para ler o comunicado no site da Febraban, clique aqui.

  • O pagamento é automático?

    Não. Você pode visualizar automaticamente todos os boletos emitidos em seu nome pelo Débito Direto Autorizado (DDA) acessando sua conta corrente pela internet, pelo telefone e nos caixas eletrônicos. Para pagar o boleto você precisa autorizar o débito por meio de um desses canais. Se tiver alguma dúvida em relação ao DDA, entre em contato diretamente com o seu banco.

  • Qual a diferença entre o Débito Direto Autorizado (DDA) e o Débito em conta?

    O DDA é a apresentação eletrônica do boleto. O débito automático é o pagamento das contas de concessionárias e de serviços previamente contratados e debitados diretamente na sua conta, na data de vencimento. Se preferir mudar a forma de pagamento da sua doação de boleto para débito em conta, acesse a área do doador, escolha a opção atualizar forma de pagamento no menu lateral e preencha seus dados . Veja o vídeo e entenda como funciona, clique aqui.

  • Como posso me cadastrar no DDA?

    Isso é um serviço oferecido pelos bancos. Para se cadastrar no Débito Direto Autorizado (DDA), basta entrar em contato com o seu banco, por telefone, pela internet ou nos caixas eletrônicos. Mesmo após o cadastro você continua recebendo o boleto impresso; porém, sem o código de barras.

  • Posso me descadastrar do DDA?

    Para se descadastrar, entre em contato com o seu banco.

  • Quero pagar meu boleto, mas a data do vencimento passou. Preciso emitir segunda via?

    Não. Agora os boletos vencidos podem ser pagos em qualquer banco, pela internet, nos caixas eletrônicos ou em casas lotéricas.

  • Por que minha doação mensal vem sem código de barras e em outras correspondências de MSF eu recebo boletos com códigos de barra?

    Porque você usa o serviço Débito Direto Autorizado (DDA) e seu boleto de doação mensal é impresso pelo banco. As outras correspondências são impressas por MSF, por isso têm o código de barras.

  • Não sou doador. Por que MSF emitiu um boleto em meu nome?

    MSF se comunica através de malas diretas que podem conter um boleto para quem quiser fazer uma doação.  Cerca de 96% dos recursos de MSF são provenientes de doações de pessoas físicas e jurídicas que apoiam o trabalho médico-humanitário. Isso garante nossa independência financeira e nosso trabalho em mais de 70 países. É importante destacar que o pagamento dos boletos enviados por Médicos Sem Fronteiras é totalmente facultativo e o valor sugerido pode ser substituído por qualquer outro, de acordo com a sua preferência.

     

  • Como faço para alterar meu plano de doação única para mensal?

    Mesmo que tenho feito apenas doações únicas, você tem acesso a Área do Doador. Lá você encontra a opção “Doar mensalmente”. Basta selecionar o valor desejado e o método de pagamento que você se tornará um doador mensal imediatamente.

  • Além da doação mensal que já realizo, gostaria de fazer uma doação extra. Como eu faço?

    Há uma opção em nosso menu chamada “Doação Especial” nela você consegue fazer uma doação de forma única além das que você já faz mensalmente. Basta acessar, escolher o valor e o método de pagamento que desejar.

  • Quero trocar meu método de pagamento, como faço?

    Temos uma opção “Atualizar forma de pagamento” que nela você consegue modificar o seu método de pagamento para Boleto, Débito automático ou Cartão de crédito.

  • Como consigo os comprovantes das minhas doações?

    Temos uma opção que se encontra em nosso menu chamada “Recibos de doações”, nela você consegue extrair o recibo de todas as doações feitas em um determinado ano ou algumas doações específicas.

  • Como faço para obter a 2ª via do meu boleto?

    No menu principal da Área do Doador, há uma opção chamada “2ª Via de Boletos”. Basta clicar nela que você visualizará todos os boletos e poderá reimprimi-los.

     

  • Preciso alterar meus dados, como faço?

    Para alterar os dados fornecidos na hora do cadastro basta ir em “Atualizar meus dados” na parte do menu principal da Área do Doador. Você será direcionado para uma parte onde consegue atualizar todos os seus dados pessoais e/ou de pagamento.

  • Como faço para modificar o valor da minha doação?

    No menu principal da Área do Doador você irá encontrar uma opção chamada “Atualizar valor da doação” basta clicar nela que você será direcionado para uma área onde consegue alterar o valor.

  • Como faço para acessar a área do doador?

    Para acessar a Área do Doador basta fazer o login com o número do seu CPF/CNPJ e o seu Código do doador que você encontra em suas correspondências e e-mails recebidos de MSF. Caso seja seu primeiro acesso será necessário confirmar e-mail e data de aniversário que foram utilizados no cadastro.