A oportunidade do recomeço

A farmacêutica Milena Radaelli conta sobre a reconstrução do hospital de MSF em Mocha, no Iêmen, atingido por um ataque aéreo

A oportunidade do recomeço

Em agosto de 2019 embarquei para o meu terceiro projeto como farmacêutica com a organização Médicos Sem Fronteiras (MSF). Foi minha primeira experiência no Oriente Médio, precisamente em Mocha, no Iêmen. Meus dois primeiros projetos foram, respectivamente, no Sudão do Sul e em Guiné-Bissau, situados no continente africano.

O projeto de MSF em Mocha foi aberto em agosto de 2018 e surgiu da necessidade urgente de tratar pacientes que precisam de cirurgia de emergência, devido ao total colapso do sistema de saúde público do país, já que a guerra no Iêmen se arrasta por anos. Os casos admitidos mais comuns são ferimentos de guerra, pacientes que sofreram acidentes de trânsito e mulheres que necessitam de cesariana para salvar suas vidas e dos seus bebês. O hospital funciona em tendas, 24 horas por dia e 7 dias por semana.

A cidade de Mocha é localizada na costa do mar Vermelho, no oeste do país, e é altamente militarizada. Na região há muitos depósitos de armamento e minas espalhadas pelo interior do distrito.

Como farmacêutica, minha principal função neste projeto era auxiliar o supervisor farmacêutico local na gestão do estoque para garantir que todos os suprimentos médicos estivessem prontamente disponíveis para a equipe cirúrgica do hospital e que o suporte necessário fosse dado para que os pacientes recebessem atendimento de qualidade ao receber um medicamento ou qualquer outro insumo.

Foram três meses de muito progresso e êxito nas atividades. No entanto, quase no fim do meu projeto, em novembro de 2019, o hospital sofreu um ataque aéreo por míssil. Felizmente, nenhum funcionário ou paciente ficou ferido, todos foram retirados e transferidos com segurança. O hospital não era alvo e, sim, um armazém de munição localizado na proximidade. Os escritórios e a farmácia ficaram totalmente destruídos. Perdemos todos os medicamentos e insumos.

Não sei explicar o que senti naquele momento. Ver todo o nosso trabalho destruído foi muito impactante para mim e para a nossa equipe. No entanto, precisávamos de ânimo para reconstruir. Os pacientes necessitavam que reabríssemos o quanto antes, pois o hospital cirúrgico mais próximo fica a cinco horas de carro de Mocha e muitos deles não sobreviveriam à longa viagem.

Sem medicamentos e materiais era impossível exercemos qualquer atividade. Toda a equipe trabalhou muito, dia e noite, sete dias por semana, para reabrirmos o hospital: logística na reparação das estruturas, administração na recuperação de documentos perdidos e a equipe médica transferindo os pacientes para o hospital mais próximo.  Felizmente, com a ajuda de outros projetos do MSF no Iêmen, conseguimos um estoque de medicamentos básicos para recomeçarmos.

Duas semanas depois do incidente o hospital foi reaberto. Fizemos uma festa para comemorarmos essa conquista. Depois da tristeza veio o sentimento de gratidão, principalmente por ter tido a oportunidade de trabalhar com uma equipe tão motivada, empática e comprometida como aquela. Ter visto os pacientes chegando e recebendo um tratamento de qualidade, as mães tendo seus bebês em segurança e os funcionários locais com um grande sorriso no rosto não têm preço. Certamente foi um projeto que jamais irei esquecer.

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print