A enfermeira Kelly Cavalete, fala sobre o progresso do projeto de MSF em Moçambique

Parte 5 – Moçambique, 20 de outubro de 2011

Ufa! Finalmente concluímos o planejamento para o próximo ano. Esse trabalho exige muita atenção, boa comunicação com as autoridades e bastante responsabilidade. Felizmente nossa equipe tem trabalhado muito bem e juntos conseguimos terminar os documentos necessários para encerrar essa primeira fase, o que não significa que terminou, mas que estamos prontos para os próximos passos.

De outubro a janeiro, estarei sempre ocupada com relatórios. Tenho que escrever muitos papéis, apresentar dados e estatísticas, explicar as atividades, justificar os gastos e apresentar as novidades do projeto. Tenho tentado adiantar um pouco do trabalho porque devo dar à luz nos próximos dias e isso vai me exigir um pouco de repouso. Contudo, estou muito feliz por ter energias para trabalhar, disposição para tantas reuniões e dedicação nessa fase da minha vida.

Nosso projeto tem sofrido algumas mudanças. A principal delas é que depois de quase 10 anos de trabalho finalmente encerramos uma fase. Em 2002, o projeto foi iniciado com o objetivo de trazer o acesso ao tratamento antiretroviral para pessoas portadoras de HIV/AIDS em Maputo, para isso foi aberta uma clinica dentro de um centro de saúde da cidade, onde profissionais de saúde contratados por MSF faziam o atendimento dessas pessoas. Nesta semana, finalmente, encerramos esse serviço oficialmente e com êxito, já que o Sistema público de saúde fornece hoje atendimento e tramento antiretroviral em 28 centros de saúde na cidade de Maputo.

Nosso projeto continua, mesmo com o fechamento da clínica, pois ainda precisamos apoiar as unidades de saúde do sistema público que passam por muitas necessidades.

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print