Paquistão: Atendendo cuidados de saúde necessários em meio a pandemia de COVID-19
Foto: MSF/Nasir Ghafoor

Quando o Paquistão foi atingido por inundações devastadoras em meados de 2022, Médicos Sem Fronteiras (MSF) lançou atividades de emergência para ajudar algumas das milhões de pessoas afetadas, enquanto manteve ativos a maioria de seus projetos regulares.

Chuvas de monções sem precedentes, que começaram em junho, causaram destruição generalizada por todo o país, deixando mais de um terço do território nacional debaixo d’água. Em uma das piores inundações da história do Paquistão, milhões de pessoas foram forçadas a deixar seus vilarejos e passar meses vivendo em acampamentos, muitas vezes sem abrigo ou acesso a serviços e insumos básicos, como água potável.

As pessoas perderam seus rebanhos, os estoques de alimentos foram destruídos e a terra foi prejudicada, tornando-a imprópria para a próxima estação de plantio. Tudo isso teve um impacto na segurança alimentar, e nossas equipes relataram níveis muito preocupantes de desnutrição e casos de malária no Leste do Baluchistão e de Sindh.

Em Sindh, nossas equipes de emergência administraram seis clínicas móveis, visitando mais de 24 localidades diferentes por semana nos distritos de Dadu, Sanghar, Jacobabad, Sukkur e Shahdadkot. A maioria dos pacientes apresentou doenças de pele, malária, infecções do trato respiratório, desnutrição e diarreia. Na “cidade de tendas” improvisada no distrito de Keamari, em Karachi, para acomodar as pessoas desabrigadas pelas enchentes, as equipes de MSF forneceram mais de 800 tendas, além de terem estruturado pontos para instalação chuveiros e latrinas.

No Leste do Baluchistão, nossas equipes administraram serviços de saúde básica ambulatoriais para pessoas afetadas pelas enchentes nos distritos de Naseerabad, Sohbatpur, Jaffarabad, Usta Muhammad e Jhal Magsi, tratando mais de 1 mil pacientes por dia.

As áreas com água estagnada foram um dos principais fatores para o aumento do número de pessoas com doenças transmitidas pela água e por vetores. Em outubro, nossas equipes de água e saneamento instalaram uma estação de filtragem de água, com capacidade para 270 mil litros por dia, no distrito de Jaffarabad. A água potável foi transportada por caminhões para os vilarejos afetados por enchentes e acampamentos de pessoas deslocadas internamente no Leste do Baluchistão e em Dadu, em Sindh, o que ajudou a mitigar o risco da ocorrência de doenças transmitidas por água contaminada.

Na província de Khyber Pakhtunkhwa, MSF instalou sistemas de filtragem de água e limpou e descontaminou 800 poços em vilarejos afetados por enchentes no distrito de Charsadda. O objetivo foi reabilitar 1.500 poços até março de 2023. MSF também realizou consultas ambulatoriais de saúde básica na província, durante o estágio inicial da emergência, e distribuiu itens essenciais, como kits de higiene e de cozinha, para milhares de famílias em Charsadda e Nowshera e no distrito de DI Khan.

No total, nossas equipes no Baluchistão, Sindh e Khyber Pakhtunkhwa forneceram milhões de litros de água potável e distribuíram dezenas de milhares de kits com itens essenciais, incluindo tendas, kits de cozinha, itens de higiene e mosquiteiros, para as pessoas afetadas pelas enchentes.

 

Atividades regulares

Apesar de algumas interrupções causadas pelas respostas às enchentes, conseguimos manter a maioria de nossas atividades ao longo do ano, inclusive os serviços voltados para saúde reprodutiva, neonatal e pediátrica em cinco diferentes localidades nas províncias do Baluchistão e Khyber Pakhtunkhwa.

Fortalecemos nosso apoio ao hospital DHQ em Dera Murad Jamali, no Baluchistão, enviando mais especialistas médicos e não médicos à instalação e aumentando a capacidade de leitos de 40 para 69, a fim de atender às necessidades crescentes relacionadas com as enchentes.

Além disso, apoiamos as comunidades locais, refugiados afegãos e pessoas nas áreas de fronteira com serviços obstétricos de emergência e programas de nutrição, além da garantia do manejo e da referência de pacientes com traumas graves. Também mantivemos ativo nosso programa de leishmaniose cutânea nas províncias do Baluchistão e Khyber Pakhtunkhwa e iniciamos um projeto para tratar a doença em Dadu, na província de Sindh.

Em Karachi, na província de Sindh, continuamos administrando o projeto de hepatite C no assentamento informal de Colônia Machar e apoiamos as atividades de vacinação contra a COVID-19, dedicando atenção especial às pessoas sem documentos.

Em Gujranwala, na província de Punjab, diagnosticamos e tratamos pessoas com tuberculose multirresistente, implementando uma abordagem descentralizada que permitiu aos pacientes receberem atendimento mais próximo de suas casas.

Em novembro, treinamos as médicas, agentes de saúde e parteiras comunitárias mulheres, que são chave na oferta de serviços de saúde em Khyber Pakhtunkhwa, no uso correto da oxitocina e de outras drogas indutoras do trabalho de parto.

No final de 2022, após 11 anos de operação, o hospital de MSF em Peshawar, onde oferecíamos cuidados integrais para emergências obstétricas e neonatais, foi fechado. O projeto foi aberto para atender às necessidades das comunidades negligenciadas na região, como refugiados afegãos e pessoas deslocadas internamente, e oferecia atendimento gratuito. Ao longo do projeto, assistimos mais de 54.400 partos.

Dados referentes a 2022

74.005.000

Litros de água clorada distribuídos

19.100

Partos assistidos

1.690

Pessoas iniciaram tratamento para hepatite C

39.300

Casos de malária tratados

6.730

Pessoas com leishmaniose cutânea tratadas

20.800

Famílias receberam itens de primeira necessidade

3.420

Crianças admitidas em programas de nutrição ambulatorial por desnutrição aguda moderada

Filtrar por