No Chade, Médicos Sem Fronteiras (MSF) continua trabalhando para responder a uma crise crônica de saúde. Com epidemias e emergências nutricionais recorrentes, o país tem uma das mais altas taxas de mortalidade infantil e materna do mundo. 

Nossas equipes estão dedicadas a prestar suporte a mulheres, a crianças e ao grande número de refugiados que escaparam de conflitos em países vizinhos. Em 2022, respondemos a várias emergências na capital, N’Djamena, e em outras partes do país.  

No Sudoeste, realizamos consultas médicas e referências hospitalares para pessoas que fugiam de confrontos intercomunitários no norte de Camarões. Na medida em que outro conflito intercomunitário na região de Mayo-Kebbi Est, no Chade, forçou mais pessoas a fugir, prestamos assistência médica em Kélo e respondemos a um surto de sarampo em Bongor. 

Mais a leste, no distrito de Adré, intensificamos nossos esforços para apoiar um novo fluxo de refugiados que surgiu após o recrudescimento do conflito na região sudanesa de Darfur. Também ajudamos a melhorar o acesso a cuidados de saúde, água potável e serviços de higiene e saneamento em campos de refugiados no distrito de Guereda, entre os meses de março e dezembro. 

Depois que N’Djamena foi atingida por enchentes, em setembro, respondemos às necessidades urgentes das pessoas que ficaram com acesso mínimo a cuidados de saúde e expostas a um maior risco de doenças. Nossas equipes ofereceram cuidados médicos, apoio nutricional, itens de primeira necessidade e serviços de água e saneamento em vários acampamentos para pessoas deslocadas internamente. 

Em Am Timan, respondemos a uma situação alarmante tratando crianças gravemente desnutridas em seis centros de saúde e no hospital. Entretanto, mantivemos os nossos serviços de pediatria e nutrição ativos na capital, bem como em Moïssala e Massakory. 

Na região de Mandoul, também apoiamos as atividades de vacinação e tratamento em resposta a um surto de febre amarela nos distritos de Moïssala e Goundi e trabalhamos com o Ministério da Saúde para melhorar os serviços obstétricos e maternos no hospital de Moïssala. 

Em Dar Sila, continuamos com nosso programa de saúde descentralizado baseado na comunidade, colocando os membros da própria comunidade no centro de todas as decisões estratégicas para prevenir doenças e proteger a saúde materna. 

 

 

Dados referentes a 2022

541.000

Pessoas vacinadas contra a febre amarela

18.400

Pacientes internados em hospital

411.700

Pessoas vacinadas contra o sarampo em resposta a um surto

883 (posições equivalentes a período integral)

Número de profissionais

52.000

Crianças admitidas em programas de nutrição ambulatoriais

32 milhões de euros

Despesas

Filtrar por