Médicos Sem Fronteiras (MSF) continua respondendo às necessidades médicas urgentes em Burkina Faso, apesar do aumento da insegurança causada pelo conflito em curso entre o governo e grupos armados não estatais 

Um número crescente de cidades têm sido sitiadas por grupos armados, o que, por vezes, leva nossas equipes a suspender ou interromper totalmente as atividades. Em 2022, depois que grupos armados assumiram o controle de Pama, Sebba e Djibo, onde apoiamos centros de saúde e trabalhamos para melhorar o abastecimento de água, o acesso por terra logo se tornou praticamente impossível. Entregas de alimentos e suprimentos médicos só puderam ser realizadas por comboios militares ou por via aérea, causando uma grave escassez desses insumos e o aumento acentuado de seus preços. 

As unidades de saúde do país também enfrentam falta de pessoal, já que muitos profissionais médicos fugiram da violência. Ameaças contra nossa equipe e pacientes, o aumento dos pontos de controle e as restrições impostas as nossas rotas de abastecimento por parte de grupos armados nos forçaram a fechar projetos nas regiões Centro-Norte e do Sahel em 2022. 

No entanto, nossas equipes continuaram a prestar assistência médico-humanitária às pessoas deslocadas internamente e às comunidades locais ao longo do ano, concentrando esforços no combate às principais questões de saúde, como a malária, os surtos de sarampo e de outras doenças, saúde mental e violência sexual, além de apoiar o acesso a cuidados de saúde primária e especializada por meio da oferta dos serviços por agentes comunitários na própria comunidade. Nossas equipes também transportaram água em caminhões e construíram e reabilitaram poços para responder à grave escassez de água agravada pelo conflito em curso. 

 

 

Dados referentes a 2022

29.500

Pacientes internados em hospital

380.400

Casos de malária tratados

79.033.000

Litros de água distribuídos

1.176 (posições equivalentes a período integral)

Número de profissionais

1.016.400

Consultas ambulatoriais

26,3 milhões de euros

Despesas

Filtrar por