Foto: MSF/Tetiana Gaviuk

Contextos de Atuação

Os principais contextos nos quais a organização atua são conflitos armados, epidemias, catástrofes naturais e situações que envolvem refugiados e deslocados internos.

Médicos Sem Fronteiras oferece cuidados de saúde a pessoas em necessidade de ajuda humanitária. Os principais contextos nos quais a organização atua são conflitos armados, epidemias, catástrofes naturais e situações que envolvem refugiados e deslocados internos. Além de oferecer cuidados de saúde em situações de extrema urgência, as equipes também estão presentes onde as populações sofrem com a falta de acesso à assistência médica.

Como organização que atua de forma independente, neutra e imparcial, MSF determina, de acordo com sua própria avaliação, onde, quando e como atuar. Um projeto pode ser desencadeado pela existência de uma situação de crise que requer uma resposta humanitária emergencial, pelo pedido de organizações internacionais, de governos ou mesmo de outras organizações não governamentais ou ainda pela identificação de uma demanda de saúde específica, com a qual a organização considera que possa contribuir de forma relevante.

No local, profissionais de MSF analisam, de acordo com o contexto, o número de pessoas afetadas, as necessidades de saúde, as condições de vida, água e saneamento, o ambiente político e a capacidade local de responder ao problema. Assim, a organização toma a decisão de atuar ou não naquele país, determinando as prioridades e compondo a equipe que entrará em ação e os recursos necessários para iniciar o projeto.

Quando a atuação se dá em resposta a uma emergência repentina, como uma catástrofe natural, ela pode ser viabilizada entre 48 e 72 horas. Por trás da agilidade de MSF, está um sistema de logística extremamente eficiente que envolve a padronização dos métodos de trabalho, a manutenção de estoques permanentes e a experiência dos profissionais. Em 1980, a organização passou a utilizar kits personalizados e adaptados para cada contexto, que são pré-embalados e prontos para viagem e são constantemente aprimorados. Os kits contêm medicamentos, suprimentos e equipamentos básicos e atendem desde campanhas de vacinação até a montagem de um hospital inflável.

Emergência climática

Os impactos das mudanças climáticas na saúde já são um fardo para muitas pessoas no mundo, incluindo nossos pacientes.

Desastres naturais e socioambientais

Terremotos, tsunamis, inundações ou ciclones podem ter um impacto devastador em comunidades inteiras. Centenas ou mesmo milhares de pessoas podem ficar feridas, com casas e meios de subsistência destruídos. O acesso à água potável, serviços de saúde e transporte também pode ser interrompido

Epidemias e Pandemias

Milhões de pessoas ainda morrem a cada ano de doenças infecciosas que podem ser prevenidas ou tratadas

Refugiados, deslocados internos e pessoas em movimento

Mais de 100 milhões de pessoas foram forçadas a se deslocar em todo o mundo; este é o maior número já registrado na história.

Exclusão do Acesso a Cuidados de Saúde

As equipes de Médicos Sem Fronteiras levam cuidados a populações que, por quaisquer motivos, estejam privadas do acesso a serviços de saúde.

Conflitos armados e guerras

Cerca de um quarto de nossos projetos são dedicados a fornecer assistência a pessoas que vivem em zonas de guerra e conflitos armados, como no Iêmen, Sudão do Sul, República Centro-Africana, Iraque, Nigéria e Síria, entre muitos outros.