Tour de bicicleta pela Índia passa Nova Déli

Ex-presidente de MSF dá início ao sonho de pedalar de norte a sul do país, promovendo debates sobre saúde

 29 de outubro de 2013 – Entusiastas do ciclismo de Nova Déli estão montando em suas bicicletas desde o dia 27 para manifestar solidariedade ao Dr. Unni Karunakara, ex-presidente internacional de Médicos Sem Fronteiras (MSF), que está pedalando mais de 5 mil quilômetros pela Índia em apoio aos programas de ajuda médico-humanitária da organização em 70 países do mundo, incluindo a Síria e os oito projetos na Índia.

O Dr. Unni iniciou sua jornada em Srinagar, no dia 12 de outubro, e terá pedalado 850 km quando alcançar Nova Déli. Ele está fazendo uma pausa em sua carreira de 20 anos como médico e líder da organização internacional e embarcou em uma ambiciosa jornada de bicicleta por sua terra natal, a Índia. Esse tour representa a realização do sonho de Dr. Unni de pedalar de norte a sul do país, que existe desde seus tempos de residência, em 1988, quando ele pedalou de Nova Déli a Leh e de Srinagar a Nova Déli. O médico está chamando a jornada de Unnicycles. Com sua mente incansável e curiosa, ele vai refletir sobre sua vida e seu  trabalho e buscar conhecer as perspectivas de outras pessoas sobre saúde, cuidados de saúde e atuação humanitária.

No domingo, dia 27 de outubro, às 6h30 em Nova Déli, o Dr. Unni encontrou-se com 200 ciclistas entusiastas para pedalar um trecho de 25 km saindo de Rashtrapati Bhavan rumo ao parque Biodiversidade, em Gurgaon. Ao final da jornada, ele contou histórias sobre sua viagem.
 
“Até o momento, a jornada tem sido um tanto interessante. Depois de trabalhar em saúde internacional por quase 20 anos, tem sido uma experiência de aprendizado completamente nova para mim ouvir o que as pessoas na Índia pensam sobre saúde”, afirma o Dr. Unni.  
 
O Dr. Unni Karunakara encerrou seu mandato de três anos como presidente internacional de Médicos Sem Fronteiras no dia 1 de outubro. Durante seu mandato, MSF enfrentou diversos desafios para levar cuidados de saúde a regiões em conflito armado, vítimas de desastres naturais e a populações com acesso inadequado a cuidados de saúde em mais de 70 países. Somente em 2012, as equipes médicas de MSF realizaram mais de 8 milhões de consultas ambulatoriais, assistiram mais de 185 mil partos e conduziram cerca de 80 mil procedimentos cirúrgicos.
 
O Dr. Unni concluirá a jornada Unnicycles em Thiruvananthapuram, em fevereiro de 2014. Pelo caminho, ele vai fazer paradas em 65 cidades, ministrará palestras em dez universidades de medicina, participará de nove debates promovidos pela Aliança Francesa após exibições de filmes e encontrará outros ciclistas e membros de clubes.
 

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print