Declaração de MSF em resposta à última ofensiva ao Iêmen

Coligação liderada pela Arábia Saudita declarou toda a província de Saada como próximo alvo de ataques

iemen-msf145681-malak_shahermsf

A organização humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF) emitiu hoje a seguinte declaração em resposta aos planos decretados pela coligação liderada pela Arábia Saudita para bombardear fortemente a província de Saada, no Iêmen. (A declaração é atribuída a Llanos Ortiz, coordenador médico de MSF no Iêmen)

“O bombardeio de alvos civis, com ou sem aviso, é uma grave violação do direito internacional humanitário. É ainda mais grave ter como alvo uma província inteira.

Seria impossível para a população de toda a província de Saada deixar a região em poucas horas. Muitas pessoas não têm veículos nem combustível devido ao bloqueio imposto pela coligação. Muitas outras não têm acesso à informação, na medida em que as linhas de telefone mal estão funcionando na província.

Se a coligação prosseguir com a ameaça de bombardear massivamente a província, muitas pessoas morrerão. Nós pedimos à coligação que evite atacar alvos civis, especialmente hospitais e sistemas de distribuição de água.

Há também o risco de criar um êxodo de milhares de pessoas para as montanhas do sul de Saada, onde a ajuda humanitária não irá alcançá-las a tempo. Além do bloqueio, todos os aeroportos do país foram destruídos por ataques aéreos da coligação, o que poderia provocar um desastre humanitário ainda maior do que o que já estamos enfrentando.”

Juntamente com uma equipe do Ministério da Saúde iemenita, MSF está tratando feridos no hospital Al Gymhury, em Saada, no Iêmen.

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print