[menu]
COMPARTILHE

Destaques das atividades

Esses dados reúnem atividades diretas, de apoio remoto e de coordenação. Os destaques oferecem uma visão geral da maioria das atividades de MSF, mas não podem ser considerados como completos.

16.493.900

consultas ambulatoriais

3.877.100

casos de malária tratados

2.473.700

atendimentos em emergência

1.655.200

pacientes internados

1.318.100

doses de vacina aplicadas contra o sarampo em resposta a surtos

584.700

crianças com desnutrição admitidas em centros de nutrição ambulatorial

506.300

consultas individuais de saúde mental

368.900

partos assistidos, incluindo cesarianas

359.200

famílias que receberam itens de primeira necessidade

209.000

crianças com desnutrição grave admitidas em centros de nutrição intensiva

143.800

pacientes com cólera tratados

134.000

intervenções cirúrgicas

73.800

pessoas tratadas por violência sexual

39.800

pessoas com HIV em tratamento antirretroviral

23.400

pessoas iniciando tratamento de primeira linha para tuberculose

7.070

pessoas que receberam atendimento após picada de cobra

4.140

pessoas em tratamento para hepatite C

2.280

pessoas resgatadas no mar

Fatos e números

MSF é uma organização internacional, independente, privada e sem fins lucrativos. Ela é composta por 24 seções e 18 escritórios regionais ao redor do mundo.

Existem escritórios satélite adicionais para apoiar nosso trabalho, principalmente em logística, suprimentos e epidemiologia. Esses satélites realizam atividades específicas em benefício do movimento MSF e/ou de entidades de MSF, como fornecimento de ajuda humanitária, pesquisa epidemiológica e médica, serviços de TI, arrecadação de fundos, gestão de instalações e pesquisas sobre ação humanitária e social. Como essas entidades são controladas por MSF, elas estão incluídas no escopo do Relatório Financeiro Internacional de MSF e nas cifras apresentadas aqui.

Os números apresentados abaixo descrevem as finanças de MSF em nível internacional consolidado. Isso significa que eles somam as finanças de todas as seções após eliminar todas as transações e saldos entre as entidades de MSF. Os números internacionais consolidados de 2024 foram preparados de acordo com o Swiss GAAP FER/RPC e auditados pela firma contábil Ernst & Young.

Os números apresentados aqui referem-se ao ano civil de 2024. Todos os valores são apresentados em milhões de euros. Observação: arredondamentos podem resultar em aparentes inconsistências nos totais.

De onde veio o dinheiro?

A receita de MSF em 2024 ultrapassou 2 bilhões de euros pela terceira vez (o mesmo ocorreu em 2022 e 2023). A distribuição da receita por fonte se manteve estável. A receita aumentou 3 milhões de euros, ou 0,7%, em relação a 2023. Cerca de 42% desse valor provém de doações ocasionais.

Renda Privada: , 98%
Renda Institucional Pública: , 1%
Outras Receitas Operacionais: , 1%

Mais de 7,1 milhões de doadores privados 

Como parte do esforço de MSF para garantir nossa independência e fortalecer nossa ligação com a sociedade, buscamos manter um grande fluxo de receita privada. Em 2024, 98% da receita operacional de MSF veio de fontes privadas.

Mais de 7 milhões de doadores individuais e fundações privadas em todo o mundo tornaram isso possível. Entre os financiadores públicos institucionais de MSF estão, entre outros, os governos do Canadá e da Suíça; o Fundo Global de Combate à AIDS, Tuberculose e Malária; além de institutos nacionais de saúde, organizações de pesquisa, conselhos regionais e municípios da França, Suíça e Reino Unido. 

Para onde foi o dinheiro?

Contextos de atuação

Conflito armado: , 37.2%
Estável: , 34.3%
Instabilidade interna: , 28%
Não se aplica: , 0.4%

Países onde MSF mais investiu em projetos

Maiores projetos por número de consultas ambulatoriais

Como o dinheiro foi gasto?

Despesa total

Missão social: , 79%
Arrecadação de fundos: , 16%
Gestão e administração geral: , 5%

Missão social – 79% do total de despesas

Despesas com projetos: , 63%
Apoio a projetos: , 12%
Sensibilização e Campanha de Acesso: , 2%
Outras atividades humanitárias: , 1%

Despesas com projetos por natureza

A maior categoria de despesas é com profissionais: 51% das despesas incluem todos os custos relacionados com profissionais internacionais e contratados localmente (incluindo passagens aéreas, seguros, acomodação etc.). A categoria “Despesas médicas e de nutrição” inclui medicamentos e equipamentos médicos, vacinas, despesas com hospitalização e alimentos terapêuticos. A entrega desses suprimentos está incluída na categoria “Viagens e transporte”. “Logística e saneamento” inclui materiais de construção e equipamentos para centros de saúde, água e saneamento e suprimentos logísticos. “Outros” inclui auxílios para parceiros externos e impostos. 

Estatísticas de recursos humanos

Maiores projetos por número de profissionais contratados

Composição da equipe

Profissionais de projeto contratados localmente: , 82%
Profissionais nos escritórios: , 10%
Profissionais internacionais nos projetos: , 8%

Notas sobre tabelas e gráficos

As despesas dos projetos representam gastos incorridos em campo ou pelos escritórios em função dos projetos. Todas as despesas são alocadas de acordo com as principais atividades realizadas por MSF, segundo o método de custo total. Portanto, todas as categorias de despesas incluem salários, custos médicos, custos de logística e transporte e outros custos diretos.

Outros fundos correspondem ao capital de fundações e ajustes de tradução decorrentes da conversão das demonstrações financeiras das entidades para euros.

O número de profissionais representa o total de posições equivalentes a tempo integral, calculado como uma média ao longo do ano. O número de profissionais nos projetos inclui a equipe no projeto e a equipe de apoio ao projeto.