Leishmaniose Cutânea

A leishmaniose cutânea (LC) é uma das doenças tropicais mais comuns e mais negligenciadas do mundo. A doença é endêmica na maior parte das Américas, Mediterrâneo, Ásia Ocidental e norte da África. Como a LC não é fatal, os tomadores de decisões políticas frequentemente a ignoram, apesar das consequências serem graves e duradouras.

Mais de um milhão de casos foram relatados entre 2013 e 2018, mas isso representa apenas uma fração do número real. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a incidência real seja superior a um milhão de novos casos a cada ano. Em 2018, foram registradas 251.533 ocorrências em todo o mundo, e 76% delas vieram de sete países, cada um com mais de 10 mil casos: Síria, Afeganistão, Paquistão, Iraque, Irã, Brasil e Argélia.

1.

Causa

Os tipos mais frequentes de LC são os causados pelos protozoários Leishmania tropica (L.tropica) e Leishmania major (L.major), presentes no norte da África, Oriente Médio e Ásia ocidental. Esses tipos causam feridas na pele, geralmente no rosto, que costumam se curar sem tratamento, mas deixam cicatrizes severas. Lesões que ocorrem nas articulações, mãos e pés podem se tornar debilitantes. A Leishmaniose cutânea causada pelo L.major é zoonótica (transmitida de animais para seres humanos) e geralmente se cura espontaneamente dentro de três a seis meses. A LC causada pelo L.tropica é antroponótica (transmitida entre seres humanos) e frequentemente provoca surtos.

Uma forma única e potencialmente grave de LC, causada pelo protozoário L.aethiopica, é encontrada apenas em populações vulneráveis que vivem em áreas montanhosas remotas da Etiópia. Esse tipo de LC pode resultar em acometimento da mucosa e lesões crônicas difusas, cobrindo todo o corpo. Essa é provavelmente a forma mais negligenciada de LC e, devido à falta de pesquisas, não existe tratamento baseado em evidências.

2.

Sintomas

Pacientes com LC podem apresentar lesões na pele que variam de tamanho e aparência ao longo do tempo. Inicialmente, essas lesões podem ser nódulos indolores que aumentam gradualmente até se transformar em úlceras. A leishmaniose cutânea pode causar uma grande variedade de problemas de pele que vão desde feridas simples autocurativas até lesões mucocutâneas difíceis de ser curadas, que destroem a cartilagem e os tecidos moles da face, deixando cicatrizes severas.

Como a leishmaniose cutânea não é fatal, os tomadores de decisões políticas frequentemente a ignoram, apesar de as consequências serem graves e duradouras. Estima-se que 70% dos pacientes com LC enfrentam sofrimento psicológico e estigmatização por causa de cicatrizes e deficiências causadas pela doença. A apresentação clínica depende da espécie do parasita causador, dentre as várias que são encontradas em todo o mundo

3.

Tratamento

O principal tratamento consiste um ciclo de três a quatro semanas de injeções locais (intralesional) ou sistêmicas com antimoniais. O procedimento é incômodo, doloroso e potencialmente tóxico. MSF apela por maiores esforços em pesquisa e desenvolvimento de tratamentos eficazes, seguros, tópicos ou orais e bem toleráveis para LC, que podem ser implantados como tratamento ambulatorial a nível de atenção primária de saúde (com acompanhamento para estabelecer a cura).

4.

Diagnóstico

Além dos sintomas indicativos da doença, para o diagnóstico clínico de leishmaniose cutânea é necessário considerar se o paciente é oriundo de áreas endêmicas. De forma complementar, amostras de tecido podem ser examinadas para verificar a presença do parasita. MSF defende que haja mais esforços em pesquisa e desenvolvimento de testes de diagnóstico rápido para a detecção de casos de leishmaniose.

5.

Atividades

MSF está presente no Paquistão desde 1986 e oferece assistência médica a pessoas nas províncias de Baluchistão e Khyber Pakhtunkhwa, onde a LC é um problema de saúde pública extremamente negligenciado e subnotificado. A OMS estima que a incidência anual de novos casos pode ser superior a 100 mil.

MSF fornece diagnóstico e tratamento de LC em vários hospitais e tratou mais de 6.500 pacientes em 2019, um terço do total de casos relatados no país.

Desde 2017, MSF trata a LC também na Síria, outro país com número de casos muito alto e com pouco acesso ao tratamento.

Esta página foi atualizada em fevereiro de 2022.

Notícias relacionadas

It seems we can't find what you're looking for.

Ainda tem dúvidas? Para mais informações, visite o site exclusivo da doença.