Violência contra civis vira arma de guerra em conflitos atuais

Entre as principais vítimas estão as mulheres, uma vez que o abuso sexual freqüentemente é registrado em guerras

As emergências relacionadas a deslocamentos forçados de populações estão entre as crises mais esquecidas do mundo, apesar dos grandes números relacionados a elas. Estima-se que atualmente existam 14 milhões de refugiados e 24,5 milhões de deslocados internos, pessoas que se vêem obrigadas a abandonar suas vilas e cidades para escapar de perseguições e violência.

Essas populações ficaram à margem das agendas políticas e da mídia, apesar de viverem uma emergência diária. Elas são submetidas a condições extremas em matéria de abrigo, assistência médica, nutrição, saneamento e falta de proteção contra a violência, em um cenário internacional no qual os civis são cada vez mais alvos selecionados dos conflitos.

Foi o que explicou Susana López Quintana, funcionária de MSF com experiência em Darfur (Sudão), Uganda e República Democrática do Congo (RDC), durante um bate-papo promovido pelo escritório espanhol de Médicos Sem Fronteiras no dia 7 de novembro com a colaboração da IRC Hispano, a maior rede de língua espanhola, para debater com os internautas a questão do deslocamento e do trabalho humanitário nesses cenários complexos.

“Nos conflitos atuais, a violência contra os civis é usada como 'arma de guerra'. Já não são mais conflitos clássicos entre exércitos, mas nos quais a população", explicou Susana. No caso das mulheres, essa tendência tem conseqüências muito mais graves, uma vez que "a violência sexual é uma das armas".

O profissional de logística de Médicos Sem Fronteiras e atual delegado-adjunto da organização em Madri, Juan Goyanes, que também trabalhou no Sudão, afirmou que muitos desses conflitos nem chegam a ser reconhecidos como guerras, apesar "de provocarem uma desestabilização relevante em muitos países". "Muitas delas são crises esquecidas que tendem a se perpetuar e a passar despercebidas", acrescentou.

Em geral, os deslocados chegam aos acampamentos sem nada, explicou Juan Goyanes. Por isso, organizações como MSF tentam suprir suas necessidades mais básicas, sendo prioritários a busca de um abrigo seguro, o acesso à água potável, a alimentação e a atenção médica. “Se não fosse pela ajuda humanitária, eles não teriam acesso a nenhum tipo de ajuda", diz Goyanes.

Durante o bate-papo, os internautas foram convidados a "se colocar no lugar de um trabalhador humanitário" durante uma hora. A proposta pegou emprestado o lema da exposição itinerante "Humanitários em Ação", que em setembro passado iniciou sua terceira volta pela Espanha. A mostra permite que o visitante assuma o papel de um médico, um enfermeiro ou um profissional de logística em seu primeiro dia de trabalho em um campo de deslocados internos.

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print