Um ventilador para Roiber

Médicos Sem Fronteiras contribui para o atendimento de pacientes do hospital Vargas

Um ventilador para Roiber

Roiber tem 11 anos de idade, vive com sua mãe e irmã em Los Valles del Tuy, no estado de Miranda, está na sexta série e é muito bom em matemática.  Ele pratica futebol há um ano porque gosta, mas sua verdadeira paixão é o karatê, ele é faixa marrom. Sua mãe é dona de casa, ela o leva para a escola e, quando pode, limpa casas para ter uma renda. Seu pai mora em Ciudad Caribia, no estado de La Guaira, nos arredores de Caracas, e possui uma linha de moto táxi no mesmo setor.

Em 18 de janeiro, visitando o pai no fim de semana, Roiber ouviu uma discussão de dois homens. Quando ouviu tiros, ele correu para ver o que estava acontecendo e foi acertado uma bala que perfurou sua cabeça. Desmoronou. Seu pai, auxiliado por um colega, levou-o de moto e em péssimas condições ao Hospital Vargas, em Caracas, um dos maiores da capital.

A unidade de terapia intensiva do Hospital Vargas tem capacidade para 15 leitos, dos quais no início de janeiro apenas um estava em operação, entre outros motivos, devido à falta de ventiladores funcionando. “Essa situação limitou o número de pacientes que poderíamos ter hospitalizado, além de pacientes urgentes que precisam de terapia intensiva”, diz o médico Argenis Portillo, chefe de terapia intensiva e vice-diretor do hospital. Apenas em 16 de janeiro, MSF devolveu nove ventiladores mecânicos que haviam sido consertados para a gerência do hospital, o que permitiu maior capacidade de atendimento na enfermaria de terapia intensiva.

Roiber entrou às 7h40 em emergência com um comprometimento neurológico crítico. O hospital contou com a presença de um neurocirurgião, um anestesista e equipes de suporte ventilatório. Após a intervenção, Roiber foi à unidade de terapia intensiva com suporte ventilatório invasivo acompanhado por medicamentos que o mantinham adormecido para que ele pudesse se recuperar.

“O ventilador mecânico, indispensável para ajudar o paciente a respirar enquanto sedado e com o cérebro em repouso, somado aos medicamentos, era vital: sem isso o quadro seria muito sério, de mau prognóstico, porque um cérebro que não está em repouso não se recupera e possivelmente o paciente morre, essas são as horas críticas de um crânio em um pós-operatório dessa complexidade”, acrescenta o médico Portillo.

Karina Flores é a mãe de Roiber. Quando a chamaram, ela teve que esperar para procurá-lo em Charallave, a 45 minutos de Caracas, devido à falta de transporte e insegurança. Alguns dias após a operação de seu filho, ele estava esperando sentado em um dos plantadores no pátio do hospital para receber mais notícias. “Hoje eu o vi e ele abriu os olhos, ele move a mão, mas é um processo”. Karina também recebeu apoio psicológico de MSF, que além de apoiar o hospital de Vargas, em Caracas, opera o projeto SALVA, para atendimento médico e psicológico às vítimas de violência sexual e eventos traumáticos.

Somente após 48 horas de sedação total após a intervenção, Roiber foi retirado da ventilação mecânica e, progressivamente, da medicação. Ele acordou respirando por conta própria com oxigênio, sem complicações e sob vigilância neurológica. 72 horas depois, ele foi levado para a enfermaria do hospital. A recuperação de Roiber foi vertiginosa. No domingo, 26 de janeiro, ele já falou, se mexeu e tocou a cabeça, pronunciou seu nome e reconheceu o médico que “curou a cabeça”.  Três semanas após iniciar as fisioterapias e mantê-lo sob observação neurológica, Roiber completou 12 anos de idade e finalmente recebeu alta em 15 de fevereiro.

“MSF na Venezuela está trabalhando em diferentes estados e em diferentes níveis, onde é mais necessário, e acreditamos que hospitais e centros de saúde pública são determinantes na redução da mortalidade”, explica Isaac Mayor, coordenador geral de MSF em Caracas. “O caso da Roiber é apenas um exemplo disso e da necessidade de maior ajuda internacional para o setor de saúde pública”.

MSF contribui para o tratamento de pacientes no hospital de Vargas desde junho de 2019. MSF também atua na melhoria das áreas críticas de emergência, choque de trauma, biossegurança, prevenção e controle de infecções, cuidados pós-cirúrgicos e pediatria. A organização também fez postagem de remédios e suprimentos, equipamentos biomédicos, água e saneamento e mantém assessoria técnica e apoio logístico, que permitem melhoria em A qualidade dos cuidados médicos.

MSF, presente no país desde 2015, também apoia os centros do Hospital de Cumaná, Maternal e Infantil de Carúpano, no estado de Sucre, Dr. José Gregorio Hernández, Maternal e Infantil de Puerto Ayacucho, no Estado do Amazonas, em Anzoátegui em dois pacientes ambulatoriais urbanos e Ele interveio em surtos de malária em Las Claritas, Bolívar e Sucre e em Delta Amacuro deu apoio técnico e logístico no programa ampliado de imunização.  

O Hospital Vargas de Caracas está localizado no município de Libertador, um dos mais populosos do país. Com 128 anos de história no serviço médico, formação acadêmica contínua e influência em seus arredores de mais de 400 mil habitantes, é um hospital de referência nacional que também atende pacientes de todos os cantos do país. Ele foi fortemente afetado pela crise social e de saúde na Venezuela, com falta de água, suprimentos de farmácia, salas de operações não funcionais, falta de pessoal e operabilidade.

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print