Você está aqui

Um ano em fotos #2019

17/01/2020
Tentando contar milhares de histórias em pouco mais de 50 imagens
Um ano em fotos #2019

Foto: Susanne Doettling

Depois de analisar as mais de 8 mil fotos que lançamos nos últimos 12 meses (novembro de 2018 a novembro de 2019), escolhemos a série abaixo de imagens simples, mas impactantes, que acreditamos representar o escopo de nosso trabalho em 2019.
Os fotógrafos e as fotógrafas, sejam de MSF ou freelancers contratados, estavam em campo capturando esses momentos, enquanto nossas equipes respondiam a desastres naturais, epidemias e conflitos em mais de 70 países.

O que é único – e gratificante – este ano é a diversidade de nossos colaboradores. Acreditamos que cada fotógrafo e fotógrafa têm sua própria maneira de enxergar e, então, traduzir, através de suas lentes, um evento, um instante no tempo. Seu trabalho é conciso e verdadeiro, algo valioso para a nossa organização, sobretudo em meio ao cenário atual de propaganda e "fake news". Essas 54 fotos compõem apenas uma parte do que nossas equipes veem e fazem todos os dias.

Uma equipe de promotores de saúde de MSF vai de porta em porta em Nueva Capital, um bairro nos arredores de Tegucigalpa, para informar os moradores dos serviços que oferecemos nas clínicas locais, incluindo atendimento a vítimas de violência. Honduras, fevereiro de 2019.
Christina Simons/MSF

Um homem com seu filho nos ombros, aparentemente prestes a pular em um trem, enquanto migram para o norte, pelo México. Dezembro de 2018.
Christina Simons/MSF

Ana, uma mulher de Guerrero, um dos estados mais violentos do México, prefere esconder o rosto ao descrever a devastação causada em seu vilarejo pela rivalidade entre grupos armados. México, fevereiro de 2019.
Juan Carlos Tomasi/MSF

Migrantes descansam em frente ao rio Adour, em Bayonne, França, logo após a fronteira com a Espanha. Dezembro de 2018.
Mohammad Ghannam/MSF

Um homem olha para a escada de um prédio, que faz parte da antiga Vila dos Jogos Olímpicos de Inverno de Turim, onde centenas de migrantes e refugiados agora vivem em condições muitas vezes severas. MSF mantém um projeto que promove o acesso dos residentes aos serviços de saúde locais. Turim, Itália, março de 2019.
Giuseppe La Rosa/MSF

A enfermeira de MSF Svitlana Plygun examina a paciente Tetiana, de 54 anos, em Vodiane. Nossa clínica móvel em Vodiane funciona em uma casa abandonada, sem eletricidade. Ucrânia, fevereiro de 2019.
Nico D'Auterive/MSF

Os cirurgiões de MSF discutem onde farão a primeira incisão na perna de Yousri, que precisou de um enxerto ósseo após ser baleado pelo exército israelense durante protestos em Gaza em julho de 2018. Hospital Al-Awda, Palestina, janeiro de 2019.
Jacob Burns/MSF

A cirurgiã ortopédica dra. Maria Teresa Ingalla examina a radiografia de um paciente ferido por um tiro no abdômen. Hospital Al-Salakhana, Hodeidah, Iêmen, abril de 2019.
Agnes Varraine-Leca/MSF

Uma criança senta perto de uma coleção de foguetes desativados em Mawza, a 45 minutos de carro do leste da cidade de Mocha. Província de Taiz, Iêmen, dezembro de 2018.
Agnes Varraine-Leca/MSF

Ahmed, 38 anos, um palestino ferido pelo exército israelense no dia 14 de maio de 2018, olha ao redor de um prédio abandonado com seus filhos. Palestina, abril de 2019.
Mohammed Abed

Eyad, 23 anos, um músico palestino baleado e ferido pelo exército israelense no dia 14 de maio de 2018, toca uma muleta que ele transformou em flauta durante a apresentação de um grupo de teatro amador na cidade de Gaza. Palestina, abril de 2019.
Mohammed Abed

Amal Muhammad, uma mulher de 20 anos da região da fronteira entre Síria e Iraque, olha para o ultrassom do bebê que espera, no hospital de Sinuni, distrito de Sinjar. Iraque, setembro de 2019.
Emilienne Malfatto

O bebê Alaa acabou de nascer, pesando 3 kg e medindo 51 cm, na maternidade de MSF no hospital universitário Rafik Hariri. A obstetriz Josianne e a enfermeira Nagham ajudaram a mãe no parto; a mãe e o bebê estão com saúde. Beirute, Líbano, abril de 2019.
Severine Sajous/MSF

Um membro da equipe de MSF ajuda uma mulher e seu recém-nascido ao chegarem ao campo de refugiados de Nduta. A mãe estava sendo levada de volta ao campo depois de ter sido encaminhada ao hospital de Kibondo para dar à luz seu bebê, devido a complicações. Tanzânia, novembro de 2018.
Pierre-Yves Bernard/MSF

A enfermeira Denise, juntamente com outros profissionais de MSF, verifica os sinais vitais de uma criança internada no hospital de MSF no complexo de Proteção Civil de Malakal (PoC), no Sudão do Sul. Março de 2019.
Igor Barbero/MSF

Maria (nome fictício), uma trabalhadora do sexo que vive em Dedza, foi vítima de violência de um de seus clientes. Maria recebeu serviços de prevenção ao HIV e cuidados de saúde sexual e reprodutiva, no projeto de MSF com trabalhadoras do sexo em Dedza. Malauí, janeiro de 2019.
Isabel Corthier/MSF

A enfermeira-mentora de MSF, Chrissie Nasiyo (no meio), conversa com um grupo de trabalhadoras do sexo em uma clínica em Nsanje. Malauí, janeiro de 2019.
Isabel Corthier/MSF

Vista aérea da cidade de Buzi e a devastação causada pelo ciclone Idai. Moçambique, março de 2019.
Pablo Garrigos/MSF

Com os estoques de alimentos diminuindo após o ciclone Idai, as crianças pescam sua comida em água contaminada por cólera. Distrito de Nhamatanda, Moçambique, abril de 2019.
Mohammad Ghannam/MSF

Mahamed Mohammad leva sua filha para ser vacinada em Kieke, dentro do Parque Nacional de Zakouma, onde equipes de vacinação de MSF procuraram famílias seminômades para fornecer vacinas contra o sarampo. Chade, abril de 2019.
Juan Haro

Equipes de MSF vacinam pessoas contra o sarampo em um ponto de vacinação estruturado na sombra de árvores na vila de Mina, distrito de Am Timan. Chade, abril de 2019.
Juan Haro

A enfermeira de MSF Bárbara García e a paciente Nyamach brincam com um balão feito de uma luva cirúrgica na enfermaria do hospital de MSF em Ulang, no nordeste do Sudão do Sul. Abril de 2019.
Igor Barbero/MSF

O líder da equipe médica de MSF, Benjamin Collins, examina uma criança em uma clínica móvel na vila de Ying, perto do hospital de MSF em Ulang, nordeste do Sudão do Sul. Abril de 2019.
Igor Barbero/MSF

Filhos de famílias deslocadas se reúnem no local onde vivem, construído antigamente para ser o Palácio de Anka do Novo Emir. Estado de Zamfara, Nigéria, julho de 2019.
Benedicte Kurzen/NOOR

Pessoas aguardam consulta fora da zona de triagem do hospital Haydan de MSF. Saada, Iêmen, abril de 2019.
Agnes Varraine-Leca/MSF

Uma mulher e seu filho em sua tenda, em um campo de deslocados internos na cidade de Saada, no Iêmen. Abril de 2019.
Agnes Varraine-Leca/MSF

Uma menina carrega seu irmão mais novo em um campo de deslocados no norte de Abs. Iêmen, abril de 2019.
Al Hareth Al Maqaleh/MSF

Refugiados detidos olham através de uma brecha do portão do centro de detenção de Zintan. Líbia, junho de 2019.
Jérôme Tubiana/MSF

Um homem yazidi, deslocado interno, de 24 anos de idade, posa em sua barraca, no Monte Sinjar. Ele está lutando contra problemas de saúde mental. Iraque, setembro de 2019.
Emilienne Malfatto

Mapechiyou, de Camarões, a bordo do navio Ocean Viking, observa o que restou de um bote de borracha. Muito provavelmente a embarcação foi interceptada pela Guarda Costeira da Líbia. Mar Mediterrâneo, setembro de 2019.
Hannah Wallace Bowman/MSF

Uma menina de seis dias de vida, resgatada com a mãe e o irmão dois dias antes em um barco de madeira, dorme em um berço improvisado na ala para mulheres do navio Ocean Viking. Mar Mediterrâneo, setembro de 2019.
Hannah Wallace Bowman / MSF

Uma mãe deixa o centro de saúde de Lunyeka com seu filho depois de ele ser vacinado contra o sarampo, parte de uma medida de prevenção durante um grande surto da doença. Província de Kasai, República Democrática do Congo, maio de 2019.
Pablo Garrigos/MSF

Joseph Drobho Giria segura sua filha de dois anos de idade, Bhileru Drobho, paciente de sarampo, na unidade mantida por MSF no Hospital Biringi, província de Ituri. República Democrática do Congo, novembro de 2019.
Alexis Huguet

John* e Jean* se abraçam no centro hospitalar de Kabinda, que trata pessoas com HIV-avançado. Kinshasa, República Democrática do Congo, Agosto de 2019.
Pablo Garrigos/MSF

Papa Lazard, supervisor de promoção de saúde, canta uma canção para sensibilizar a comunidade e ressaltar a importância da vacinação contra o sarampo, na vila de Kweba, distrito de Lungonzo. República Democrática do Congo, maio de 2019.
Pablo Garrigos/MSF

Uma equipe de especialistas em água e saneamento visita a vila de Ndiovu para desinfetar a casa de um morador local depois que ele foi diagnosticado com febre de Lassa. Nigéria, maio de 2019.
Albert Masias/MSF

Mulheres e crianças, deslocadas pela violência intercomunitária na província de Ituri, se reúnem entre as tendas de um campo de deslocados internos em Bunia. República Democrática do Congo, junho de 2019.
Pablo Garrigos/MSF

A sombra de um jovem rohingya, que caminha até a mesquita para as orações de sexta-feira, no distrito de Bagan Dalam, em Penang. Malásia, abril de 2019.
Arnaud Finistre

Ma Thinzar, que vive com HIV e está grávida de quatro meses de seu terceiro filho, faz uma pausa durante uma visita à clínica Insein de MSF. Yangon, Mianmar, junho de 2019.
Minzayar Oo

Sawkina, uma rohingya de 27 anos, se recupera após ter quebrado a perna. Embora tenha nascido e sido criada na Malásia, ela não tem nacionalidade do país. Como uma mulher divorciada em uma sociedade conservadora, ela precisa confiar em si mesma e em seus pais para sustentar a si e à sua filha de 13 anos. Malásia, abril de 2019.
Arnaud Finistre

Aziza, rohingya, com seu filho de 10 anos de idade, Niyamattulah, que tem um distúrbio mental agudo. Penang, Malásia, abril de 2019.
Arnaud Finistre

Refugiados curdos da Síria jogam futebol dentro do campo de refugiados de Bardarash, no Curdistão iraquiano. Iraque, outubro de 2019. Moises Saman/Magnum Photos

Os meio-irmãos curdos da Síria Ahmed (à direita) e Adham (à esquerda) no campo de refugiados de Bardarash. Iraque, outubro de 2019.
Vincent Haiges

O dr. Vishwas Reddy atende o paciente Karam Laccha, que sofreu com  dores durante uma semana quando não conseguia mais urinar. Mesmo assim, ele caminhou com sua esposa e filho por 10 quilômetros para procurar atendimento médico. Estado de Telangana, Índia, outubro de 2019.
Tadeu André/MSF

A médica de MSF Djenabou Diallo examina sua paciente de 77 anos de idade, Bambi Gandega, que tem câncer de mama, em Bamako. Mali, setembro de 2019.
Mohammad Ghannam/MSF

Manfred, que tem tuberculose e HIV-avançado, aguarda atendimento no centro de saúde de Ndamera. Malauí, outubro de 2019.
Isabel Corthier/MSF

Uma mãe acompanha seu filho na enfermaria para pacientes com malária no hospital pediátrico de El Fasher, norte de Darfur. Sudão, outubro de 2019.
Igor Barbero/MSF

Amigos e parentes recebem Austin em casa depois de ele receber alta do hospital do distrito de Nsanje. Ele havia sido internado, após ser diagnosticado com HIV-avançado. Malauí, outubro de 2019.
Isabel Corthier/MSF

Um motorista de MSF observa as estradas no entorno da região de Baringo, durante uma avaliação da equipe médica após um aumento relatado no número de picadas de cobra na área. Quênia, maio de 2019.
Paul Odongo/MSF

Jepngok Kiptui, de oito anos de idade, alimenta as galinhas de sua família usando o braço direito. Ela já foi canhota, mas teve o braço esquerdo desfigurado com apenas três anos de idade por uma picada de cobra. O ferimento não pode ser tratado prontamente. Quênia, maio de 2019.
Paul Odongo/MSF

Camelos são usados para transportar água potável para consumo familiar. A água é coletada de um “berkit”, que são lagoas formadas por água da chuva acumulada. Região da Somália, Etiópia, outubro de 2019.
Susanne Doettling/MSF

Moradores levam uma idosa doente ao centro de saúde apoiado por MSF em Louashi, território de Masisi, para tratamento. Província do Kivu do Norte, República Democrática do Congo, outubro de 2019.
Pablo Garrigos/MSF

Uma menina de 12 anos de idade faz sua lição de casa durante as últimas horas do dia em frente à cabana de sua família no campo de deslocados internos em Kalehe, no território de Masisi. Província do Kivu do Norte, República Democrática do Congo, outubro de 2019.
Pablo Garrigos/MSF

Uma criança com desnutrição é examinada em uma clínica móvel de MSF em Wechniyaath, após fortes inundações no distrito de Ulang. Sudão do Sul, novembro de 2019.
Nicola Flamigni/MSF

Ativistas protestam do lado de fora dos escritórios da farmacêutica Johnson & Johnson, em São Paulo, exigindo que a empresa reduza o preço da bedaquilina, um importante medicamento para tuberculose. Brasil, outubro de 2019.
Julia Chequer/MSF

Refugiados curdos da Síria a bordo de um ônibus da Organização Internacional para Migrações. Os veículos transportam os refugiados recém-chegados da fronteira Sahela Iraque-Síria para o campo de refugiados de Bardarash, na província de Dohuk, Curdistão iraquiano. Iraque, novembro de 2019.
Moises Saman/Magnum Photos

Em um cemitério perto da vila de Bna estão os corpos dos curdos que viviam no Iraque e foram mortos em vários conflitos, incluindo a campanha Anfal de Saddam Hussein, que matou 60 mil pessoas no final dos anos 80. Iraque, novembro de 2019.
Moises Saman/Magnum Photos

 

MSF usa cookies neste site para melhorar sua experiência.
Saiba mais na

Política de Privacidade. Aceitar