Três aspectos sobre os impactos da emergência climática no Chade

Múltiplas crises agravadas pela crise climática ameaçam a saúde da população.

Foto: Claudia Blume/MSF

O Chade e a região do Sahel, no continente africano, enfrentam múltiplas crises: de saúde, pecuária, sociais, econômicas e ambientais. Devido a eventos climáticos extremos e alterações na sazonalidade climática, as pessoas enfrentam escassez de alimentos e recursos hídricos. A população do Chade já se encontra entre as mais afetadas pela emergência climática no planeta. O país é o quarto mais vulnerável às mudanças climáticas e o segundo menos preparado para se adaptar.

Confira alguns aspectos do impacto dessa crise no país:

1 – A dimensão de gênero

Os efeitos da emergência climática trazem desafios maiores para a vida das mulheres no Chade, onde a seca está dificultando os meios de subsistência e a geração de renda de populações rurais. À medida que os homens estão passando mais tempo fora dos vilarejos em busca de emprego, as mulheres enfrentam mais dificuldades para alimentar seus filhos, acessar água e cuidar de suas terras.

Foto: Claudia Blume/MSF

2 – Os desafios de acesso à água

A falta de água não é um problema do futuro e já afeta milhões de pessoas no mundo. A disponibilidade de água de qualidade é vital, mas ela está em risco no Chade, em seus arredores e em muitos outros lugares do mundo. Encontrar água adequada e potável é um enorme desafio, que está se agravando e aumentando a vulnerabilidade de muitas pessoas no país.

A importância da água no Chade

3 – Crises de saúde e a reposta de MSF

O Chade está passando por uma crise crônica de saúde, com epidemias sucessivas e insegurança alimentar, além de algumas das maiores taxas de mortes infantis e maternas do mundo. Médicos Sem Fronteiras (MSF) está respondendo às necessidades críticas de saúde com centros de nutrição e programas relacionados à desnutrição grave. Também desenvolvemos atividades de prevenção.

Desnutrição infantil em Adré

 

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print