Tragédia na Ásia: equipes de MSF começam a oferecer ajuda às vítimas

MSF está enviando um avião cargueiro com 32 toneladas de equipamentos de saúde e sanitário para cuidar de até 40 mil desabrigados. Este foi o maior terremoto já registrado nos últimos 40 anos e por ter sido em solo oceânico provocou ondas gigantescas

O sudeste da Ásia foi atingido por tsunamis (ondas oceânicas enormes) após um terremoto que mediu 8.9 na escala Richter. O epicentro do terremoto foi em solo oceânico. Indonésia, Sri Lanka, Maldivas,Tailândia, e outros países do sudeste asiático e da costa da África foram atingidos pela tragédia.

Este terremoto está sendo considerado o maior do mundo nos últimos 40 anos.

MSF está oferecendo seus serviços ao governo da Indonésia para ajudar a população afetada. MSF está enviando um avião cargueiro com 32 toneladas de equipamento de saúde e sanitário para o norte de Sumatra, a região mais próxima do epicentro do terremoto e uma das mais atingidas pelas tsunamis. O cargueiro de MSF está levando material suficiente para cuidar de até 40 mil desabrigados.

Dois profissionais de ajuda humanitária estão prontos para partir e outros quatro profissionais de saúde e logístico partirão em seguida. Equipes de avaliação também estarão na Índia, Malásia, Bangladesh e Burma.

Como acontece com terremotos, grande parte da infraestrutura é destruída, a comunicação é precária e as informações não são precisas. No entanto, informes iniciais indicam que milhares de pessoas morreram e centenas de milhares estão desabrigadas.

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print