Terremotos no Afeganistão: três questões sobre a situação atual

Tremores atingiram Herat, no oeste do país, nos dias 7 e 11 de outubro; MSF está atuando na região.

© MSF

Dois terremotos atingiram a região de Herat, no oeste do Afeganistão, um no último sábado (07/10) e outro nesta quarta-feira (11/10). Médicos Sem Fronteiras (MSF) montou dez tendas para apoiar no tratamento de pacientes no Hospital Regional de Herat. Após o primeiro terremoto, conversamos com Yahya Kalilah, coordenador do projeto de MSF no país, que está no local e fez um relato sobre a situação.

 

Qual é a situação em Herat agora?

Herat ainda está passando por tremores secundários, o que é angustiante para todos. De acordo com dados do Ministério da Saúde Pública e do Hospital Regional de Herat, 2.445 mortes e 2.440 feridos haviam sido registrados na província de Herat até esta segunda-feira (dia 09/10). No entanto, como você pode imaginar, em situações como esta, é difícil verificar os dados, e os números certamente vão mudar.

Após o terremoto de sábado (07/10), mais de 540 pacientes haviam sido tratados no Hospital Regional de Herat, onde as equipes de MSF fornecem apoio, e outros pacientes foram atendidos em hospitais privados.

A maioria dos casos é de mulheres e crianças, provavelmente porque quando o terremoto ocorreu, de manhã, eram elas que estavam em casa.

Pacientes são atendidos em tenda montada por MSF após terremoto em Herat, no Afeganistão. © MSF

 

O que MSF está fazendo?

No início desta semana, ainda havia 340 pacientes no hospital regional, a maioria classificada como quadros leves a moderados. Muitos estão nas tendas montadas por MSF porque, embora possam receber alta, não têm casas para onde voltar. As autoridades estão avaliando como abrigar essas pessoas.

Equipes de MSF em diferentes partes do Afeganistão enviaram suprimentos adicionais, e a equipe de Herat doou suprimentos médicos para vítimas em massa para o hospital regional.

Uma equipe composta por profissionais operacionais, médicos e logísticos partiu para avaliar algumas das áreas mais afetadas fora da cidade e para fornecer primeiros socorros médicos.

Profissional de MSF em Herat, no Afeganistão, após terremoto. © MSF
Profissional de MSF em Herat, no Afeganistão, após terremoto. © MSF

 

O que vai acontecer agora?

As equipes de MSF permanecem muito atarefadas e continuarão a apoiar o Hospital Regional de Herat. Nossa resposta se adaptará, se necessário, à medida que a situação se tornar mais clara tanto na cidade quanto nos distritos. A necessidade mais imediata no hospital agora é encontrar abrigo para as pessoas que perderam tudo.

Área de Herat afetada pelo terremoto do dia 7 de outubro. © MSF

 

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print