Tempestade tropical Ana, no Malaui: 3 ações de MSF em resposta à emergência

MSF trabalhou em estreita colaboração com o Ministério da Saúde local para responder à emergência e fornecer assistência médica às pessoas afetadas

Badre Bahaji/Programa Alimentar Mundial

Próximo ao final de janeiro de 2022, a tempestade tropical Ana causou graves inundações no Malaui depois de passar por  , onde MSF também forneceu assistência como resposta à emergência. Na península de Makhanga, na margem leste do rio Chire, no distrito de Nsanje, o posto e o centro de saúde foram inundados e forçados a fechar completamente a partir do dia 25 de janeiro. Lar para cerca de 16 mil pessoas, isso teve um impacto grave no acesso dos pacientes aos cuidados de saúde, especialmente pacientes soropositivos, mulheres grávidas, pessoas com malária e pessoas que acompanham o programa nutricional. Médicos Sem Fronteiras (MSF) trabalhou em estreita colaboração com o Ministério da Saúde do Malaui para responder à emergência e fornecer ajuda médica às pessoas afetadas.

  1. Reabertura de centros de saúde 

Badre Bahaji/Programa Alimentar Mundial

MSF facilitou a reabertura do centro de saúde da península de Makhanga três dias por semana, graças ao apoio do Programa Alimentar Mundial, que nos emprestou um barco. Isso permitiu que MSF transportasse a equipe de saúde, bem como medicamentos e produtos médicos para a península. Incentivos também foram apresentados à equipe para ajudar a retomar as atividades o mais rápido possível.

   

 2. Tratamento de pacientes afetados pela cólera   

Badre Bahaji/Programa Alimentar Mundial

Em meados de março, o primeiro caso de cólera foi relatado no distrito de Nsanje como resultado das inundações. MSF criou um centro de tratamento para pessoas infectadas com cólera e apoiou seu tratamento médico. A equipe também participará de uma campanha de vacinação para evitar novos surtos.

 

3. Prevenção de  epidemias

Fabrice Weissman/MSF

As equipes de MSF acompanharam de perto as doenças relatadas e implementaram medidas para prevenir quaisquer epidemias. Isso incluiu investigações de casos, rastreamento de contatos e desinfecção de pontos de abastecimento de água. Também treinamos agentes comunitários de saúde locais e capacitamos atividades de promoção da saúde dentro das comunidades.

 

 

 

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print