Segundo terremoto atinge o Nepal

População ainda se recuperava dos danos e vidas perdidas devido ao primeiro abalo, em 25 de abril

nepal-msf145581-jean_pletinckx

Hoje, um segundo terremoto atingiu o Nepal. Desta vez, o epicentro foi 80 km a leste da capital Katmandu, no distrito de Dolakha. Equipes da organização humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF) estão conduzindo avaliações nas áreas afetadas, inclusive no próprio Dolakha. Na região de Charikot, no distrito, observou-se vilarejos destruídos após esse segundo abalo.

Uma equipe adicional de MSF está conduzindo avaliações de carro na região de Bhaktapur, a leste de Katmandu, enquanto outras equipes médicas da organização estão divididas e visitando diversos hospitais da capital do país prontas para atuar imediatamente, se necessário.

O segundo terremoto aconteceu em um momento em que a população nepalesa se esforça para se recuperar das vidas perdidas no desastre e dos danos substanciais causados pelo terremoto de 25 de abril, que causou a morte de 8 mil pessoas.

“Isso complica uma situação já precária. Vai haver mais percalços para acessar as áreas afetadas. MSF está fortalecendo suas operações de emergência e conduzindo novas avaliações das necessidades das pessoas afetadas pelo mais recente terremoto para responder de forma adequada e imediata”, afirma Dan Sermand, diretor de MSF no Nepal.

Nas últimas duas semanas, equipes de MSF têm oferecido assistência médica e distribuído alimentos e abrigos em áreas remotas impactadas pelo terremoto ocorrido em 25 de abril. A organização também estruturou um hospital inflável em Arughat, no distrito de Ghorka, que está em funcionamento e oferecendo assistência à população afetada pelo desastre anterior.

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print