Sea-Watch e MSF anunciam colaboração para salvar vidas no mar Mediterrâneo

Somente em junho, pelo menos 101 pessoas morreram ou desapareceram quando tentavam chegar ao continente europeu

Sea-Watch e MSF anunciam colaboração para salvar vidas no mar Mediterrâneo

Médicos Sem Fronteiras (MSF) se juntará à organização sem fins lucrativos alemã Sea-Watch a bordo do Sea-Watch 4, um novo navio destinado a operações de salvamento no Mar Mediterrâneo Central. A colaboração foi estabelecida com urgência à medida que os Estados europeus exploram a pandemia de COVID-19 como uma desculpa para reduzir ainda mais as atividades de busca e resgate, enquanto perpetuam os ciclos de abuso na Líbia e condenam as pessoas a morrerem afogadas por políticas de não-assistência deliberada.

“Nenhum ser humano deve se afogar, afundar nas ondas”, diz Oliver Behn, diretor de operações de MSF. “Nenhum ser humano deve ser forçado a suportar tortura e sofrimento. No entanto, essa é a consequência do abandono dos governos europeus. Como organização médica humanitária, nós, de MSF, reconhecemos os desafios apresentados pela COVID-19. No entanto, vemos que as recentes medidas estatais para desencorajar ou bloquear atividades de salvamento no Mediterrâneo – envoltas em retórica de saúde pública – são imprudentes e motivadas politicamente.”

“Ao recrutar a Guarda Costeira da Líbia, apesar de seu histórico questionável, para controlar as fronteiras da Europa e negar resgate a pessoas vindas da África, os Estados europeus estão enviando uma forte mensagem de que essas vidas não importam para eles.

Nos últimos cinco meses, Itália e Malta muitas vezes negaram assistência às pessoas em perigo iminente no mar. Além disso, fecharam seus portos a navios de ONGs com pessoas resgatadas. Uma falta deliberada e estrutural de coordenação abandona as pessoas em perigo no mar por horas, dias ou até semanas sem assistência. A Líbia é definida como categoricamente insegura para migrantes, refugiados e solicitantes de asilo por instituições internacionais e europeias, incluindo a ONU, OIM e Comissão Europeia.

No entanto, desde o início do ano, 5.650 pessoas foram interceptadas e devolvidas à força para a Líbia, parte de um acordo bilateral financiado e facilitado pela União Europeia (UE), enquanto os navios civis de busca e salvamento – incluindo o Sea-Watch 3 e o Ocean Viking – são sistematicamente bloqueados nos portos italianos com base em detalhes técnicos frágeis. Enquanto a criminalização continua, o resgate civil no mar desfruta de amplo apoio social. Um desses apoiadores é o United4Rescue, com cuja ajuda o Sea-Watch 4 foi comprado e agora é colocado em operação. Fundada por iniciativa da Igreja Protestante na Alemanha em dezembro de 2019, a coalizão agora se estende muito além dos limites da igreja e tem mais de 500 membros.                                          

“O Sea-Watch 4 e a ampla aliança que está por trás dele são a resposta unívoca da sociedade civil à política da UE de deixar as pessoas se afogarem para que elas não cheguem na costa da Europa”, diz Philipp Hahn, coordenador-geral da Sea-Watch 4. “É um símbolo de solidariedade com as pessoas em movimento e um sinal claro para a UE de que, apesar de todos os seus esforços para nos impedir, não vamos parar os resgates. As pessoas são deixadas para morrer na água ou são empurradas de volta para o mesmo lugar de onde estão tentando escapar, enquanto as aeronaves da patrulha de fronteira da UE assistem de cima, cúmplices em selar seu destino. Enquanto os estados da UE deixarem as pessoas se afogarem como forma de impedimento, continuaremos e teremos apoio”.

Muitas das centenas de pessoas que retornaram ao cativeiro na Líbia continuam desaparecidas, outras são mantidas em condições de superlotação, com falta de saneamento, falta de acesso à comida e água e pouca oportunidade de manter o distanciamento físico no contexto de uma pandemia global. A intensificação do conflito na Líbia no início deste ano, agravada pela COVID-19, pressionou ainda mais um sistema de saúde que já estava perto do colapso e de uma emergência humanitária.

Sem acesso a alternativas seguras e legais, milhares de pessoas tentam a travessia mortal como último recurso. A falta de capacidade de busca e resgate não impede as pessoas. Isso apenas torna os riscos que eles são forçados a suportar, ainda mais extremos. Somente em junho, pelo menos 101 pessoas foram mortas ou desapareceram no Mediterrâneo Central – apenas na semana passada, três pessoas foram mortas a tiros e duas ficaram feridas após terem sido devolvidas à força – enquanto o número de pessoas que tentaram atravessar esse trecho perigoso de forma indigna em frágeis barcos aumentou quatro vezes em comparação com o mesmo período do ano passado.

 

Sobre a colaboração

O antigo navio de pesquisa oceanográfica Poseidon, agora renomeado Sea-Watch 4, foi comprado em fevereiro pela Sea-Watch e pela coalizão United4Rescue, liderada pela Igreja Protestante na Alemanha. Desde então, foi reformado para operações de busca e salvamento no mar Mediterrâneo central. Médicos Sem Fronteiras, cuja seção alemã também é apoiadora do United4Rescue, fornecerá assistência médica e humanitária a bordo do Sea-Watch 4. MSF fará parte da equipe médica de quatro pessoas, incluindo médico e obstetriz, ao lado de duas equipes de comunicação e advocacia, enquanto a Sea-Watch dirige o navio e as operações de resgate com uma equipe parcialmente voluntária de 21 pessoas. MSF é responsável por fornecer atendimento médico de emergência, que inclui a administração da clínica do navio. Juntos, a Sea-Watch e MSF fornecerão assistência humanitária, como abastecimento de alimentos e itens essenciais, além de identificar pessoas particularmente vulneráveis.

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print