Ressurgimento do cólera: 30 países registraram casos ou surtos da doença em 2022

Diante do aumento alarmante da doença, no ano, Médicos Sem Fronteiras (MSF) tratou mais de 50 mil pacientes por cólera.

Profissional de saúde examinando um paciente com cólera na unidade de tratamento de cólera apoiada por MSF em Idlib, no noroeste da Síria. © Abd Almajed Alkarh/MSF

Por: Diretores de Operações de MSF

Assistimos a um aumento extraordinário de cólera em 2022; 30 países registraram casos ou surtos da doença. MSF atuou na resposta a essa doença altamente contagiosa em pelo menos 10 países, incluindo Nigéria, Síria, Camarões, Níger, Líbano, República Democrática do Congo e Quênia. Diferentes fatores, como desastres naturais, mudanças climáticas, escassez de água e crises humanitárias, como conflitos, contribuíram para o aumento mundial do número de casos.

No Haiti, após três anos sem registro de casos de cólera, houve um grande surto no final de setembro. Até o final do ano, foram mais de 15 mil casos, a grande maioria dos quais tratados em nossas instalações.

Nossas equipes também contribuíram com os esforços feitos para vacinar as pessoas em meio aos surtos. Diante de uma escassez global de vacinas contra o cólera, o Grupo de Coordenação Internacional – do qual MSF é membro – tomou a decisão sem precedentes de recomendar a estratégia temporária de vacinação em dose única, e não com as duas doses habituais, a fim de proteger mais pessoas contra a doença.

Ao todo, no ano de 2022, MSF tratou 52.600 pacientes por cólera.

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print