Redução do preço de teste da tuberculose anunciada por Cepheid e Danaher é um passo importante

Embora seja uma conquista significativa, corporações não reduziram valor do teste para diagnosticar a forma mais grave da doença.

Uma amostra para detecção de tuberculose é inserida na máquina GeneXpert no laboratório de MSF no Hospital Geral de Kerema. Papua-Nova Guiné, 2017. © Sophie McNamara/MSF

A Cepheid e a Danaher anunciaram que estão reduzindo o preço do teste Xpert MTB/RIF em 20% em países com alta carga de tuberculose. O valor da unidade passou de 9,98 dólares (cerca de 48,50 reais) para 7,97 dólares (cerca de 38,70 reais). Essa redução é um passo significativo, considerando que as corporações se recusaram, por mais de 10 anos, a diminuir o preço do teste.

Embora essa seja uma conquista importante, as corporações não reduziram o preço do teste Xpert MTB/XDR, utilizado para diagnosticar a forma mais grave da tuberculose, que continuará custando 14,90 dólares (cerca de 72,37 reais), um valor exorbitante. Os testes para outras doenças também não estão inclusos na redução.
Médicos Sem Fronteiras (MSF) pede para a Cepheid e a Danaher que trabalhem para reduzir os preços dos outros cartuchos, para que mais pessoas possam acessar testes que podem salvar suas vidas.

• Leia: Estudo inovador de MSF encontra melhor tratamento para tuberculose resistente a medicamentos

Stijn Deborggraeve, consultor para assuntos relacionados a diagnósticos da Campanha de Acesso de MSF, fala mais sobre o assunto:

“O anúncio da redução de preço feito hoje pela Cepheid e por sua empresa-mãe, a Danaher, é um passo importante na direção certa e ocorre após anos de pressão pública para reduzir o valor dos testes Xpert para tuberculose. Saudamos o ativismo e o entusiasmo da coalizão global entre sociedade civil e ativistas no combate à tuberculose que amplificaram a campanha Time For Five (‘É agora, 5 dólares’, na campanha realizada no Brasil) na última semana e fizeram essa importante redução acontecer.

Mais de uma em cada três pessoas com tuberculose não é diagnosticada. A doença não diagnosticada mata. Portanto, ter testes mais acessíveis permitirá que os provedores de cuidados e os governos testem mais pessoas e ofereçam o tratamento necessário para que os pacientes permaneçam vivos e novamente saudáveis.

Embora a redução de preço anunciada seja oportuna e crucial, lamentamos que a Cepheid e a Danaher tenham optado por cobrar 14,90 dólares pelo teste XDR-TB, que é usado para diagnosticar a forma mais letal da tuberculose. O preço permanece mais do que o triplo do que custa à Cepheid para produzir um único cartucho de teste, de acordo com uma análise independente encomendada por MSF em 2019, que identificou os gastos de produção entre 3 dólares (cerca de 14,57 reais) e 4,60 dólares (cerca de 22,34 reais) por cartucho.
Com os altos volumes de testes GeneXpert sendo comprados por governos e provedores de tratamento em países de baixa e média renda, as economias de escala devem continuar a reduzir os custos de produção. A Cepheid e a Danaher precisam repassar essas economias para as pessoas nos países impactados. Além disso, a Cepheid não desenvolveu a tecnologia de teste GeneXpert sozinha, a empresa se beneficiou de pelo menos 250 milhões de dólares em dinheiro público para desenvolver o sistema.

A Cepheid e a Danaher afirmaram que, com essa redução de preço, as corporações agora venderão o teste de tuberculose (MTB/RIF) “a preço de custo”, então MSF convida a empresa a ser totalmente transparente e tornar público o custo de produção dos testes GeneXpert.

Instamos a Cepheid e a Danaher a realizarem mais reduções de preços, dessa vez para o teste MTB/XDR — de detecção da tuberculose extensivamente resistente a medicamentos (TB-XDR) — e de outras doenças, para fazer uma diferença significativa na vida de mais pessoas em países de baixa e média renda.”

 

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print