RDC: MSF denuncia os atos de violência perpetrados contra a população civil em Masisi

Equipes ainda tentam avaliar a escala dos ataques e o número de feridos. Muitos habitantes dos povoados fugiram para a região de mata, com medo de outros ataques

Grupos armados fizeram uma investida, dia 27 de setembro de 2013, na região de Osso-Banyungu, no território de Masisi, em Kivu do Norte, na República Democrática do Congo (RDC). Os ataques contra os civis também ocorreram nos povoados de Butemure, Lwibo, Bikudje, Majengo e Katiri. Médicos Sem Fronteiras (MSF) organizou imediatamente clínicas móveis para prestar atendimento emergencial às pessoas afetadas por esses atos violentos e está apelando aos grupos armados para respeitarem a população civil, de acordo com a lei humanitária internacional.

Dezenas de vítimas foram atacadas, incluindo mulheres e crianças. Registros dão conta de diversas pessoas feridas. É difícil confirmar o número de mortos, feridos e desaparecidos, pois muitos habitantes dos povoados fugiram para a região de mata, com medo de outros ataques. Uma mulher contou: “Ouvi os vizinhos gritando que o exército estava chegando. Corri para o campo para me unir ao meu marido. Mas, quando cheguei lá, não consegui encontrá-lo em parte alguma. Tudo que achei foi seu chapéu e ferramentas manchadas de sangue”. Outras pessoas contaram aos profissionais de MSF que 46 crianças e 3 professores tinham sido sequestrados depois que a escola foi incendiada.

Durante a invasão armada, uma ponte foi destruída enquanto os habitantes tentavam atravessá-la para fugir. Um morador de Lwibo nos relatou: “Vi meu pai cair da ponte. Homens armados usaram machetes para destruir as últimas cordas que sustentavam a ponte. Antes disso, no platô, eles degolavam os homens antes de atirá-los na água”.

No dia seguinte ao ataque, MSF tratou de mais de 80 pacientes no povoado de Lwibo e atendeu 9 vítimas de violência sexual. Uma equipe também visitou o povoado de Bikudje, onde duas pessoas ficaram feridas e outras trinta estão desaparecidas. As equipes de MSF ainda tentam avaliar a escala desses ataques e o número de homens e mulheres feridos, com o objetivo de adaptar suas respostas médicas. “O acesso a muitos povoados é exclusivamente a pé, temos medo de chegar lá tarde demais. Seja como for, já está claro que foram praticados atos de violência contra civis e não podemos ficar calados diante disso”, afirma Bertrand Perrochet, Coordenador Geral de MSF na RDC. “Os grupos armados presentes na região devem respeitar as populações civis, de acordo com o direito internacional humanitário”, ele acrescenta.

O território de Masisi é palco de violência recorrente e permanente insegurança, forçando as pessoas a fugirem de seus povoados. Em agosto, estima-se que mais de um milhão de pessoas deslocadas internamente tenham ido para Kivu do Norte.

Desde 2007, MSF apoia e oferece atendimento de saúde gratuito primário e secundário para o hospital geral de referência de Masisi. Entre janeiro e agosto de 2013, MSF atendeu mais de 8.800 pacientes, realizou 1.717 operações cirúrgicas e mais de 86 mil consultas. MSF também desenvolve clínicas móveis na região para atender às necessidades crescentes.

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print