Profissionais de MSF são inaceitavelmente detidos em Cartum, no Sudão

MSF afirma ser inadmissível que nove profissionais tenham sido detidos na segunda-feira no Sudão devido ao seu trabalho médico; eles já foram liberados.

Profissionais de MSF são inaceitavelmente detidos em Cartum, no Sudão
Foto: MSF

Nove membros da equipe de Médicos Sem Fronteiras (MSF) foram detidos pelas autoridades sudanesas na capital Cartum na noite do dia 24 de janeiro; eles foram libertados na manhã seguinte. No momento de sua detenção, nossa equipe estava voltando do hospital onde trabalhava naquele dia para o escritório de MSF.

Os nove profissionais foram detidos durante a noite em uma delegacia de polícia de Cartum e questionados sobre as atividades médicas da organização antes de serem liberados na manhã do dia 25 de janeiro. Eles não foram submetidos à violência física durante a detenção.

“A detenção de nossa equipe relacionada ao trabalho médico é inaceitável”, disse Michel-Oliver Lacharité, coordenador de emergências de MSF. “Embora seja positivo que nossa equipe esteja fora de detenção por agora, está claro que, em primeiro lugar, eles nunca deveriam ter sido detidos”.

“Nossa atuação médica no Sudão se baseia em apenas uma premissa: onde há necessidades médicas que necessitam tratamento”, continuou Lacharité. “Estamos trabalhando para ajudar os hospitais da cidade a cuidar de pessoas feridas e também os apoiamos para responder a um aumento preocupante no número de casos de COVID-19”.

“Hoje, algumas de nossas atividades estão suspensas em Cartum enquanto trabalhamos para garantir a segurança de nossas equipes”, acrescentou Lacharité. “Esperamos poder retomar rapidamente toda a nossa assistência às pessoas na capital.”

MSF está registrada no Sudão e possui todas as autorizações necessárias para nossos programas médicos. Estamos trabalhando em oito estados do país e nosso trabalho é financiado exclusivamente por meio de doações privadas: não trabalhamos com nenhum financiamento do governo.

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print