Para acabar com epidemia de sarampo na RDC, é preciso mais e melhores vacinas

Em 2013, MSF vacinou mais de 1,1 milhão de crianças no país, mas, para a organização, é preciso concentrar mais esforços para vencer a epidemia

A República Democrática do Congo (RDC) enfrenta uma epidemia de sarampo desde 2010. Por todo o país, equipes da organização humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF) estão conduzindo campanhas de vacinação para crianças com idades entre seis meses e 15 anos e tratando pessoas com a doença. MSF pede melhores rotinas de vacinação e campanhas para erradicar a epidemia e que os atores de saúde mantenham cobertura suficiente no país para reduzir o número de mortes causadas por essa doença passível de prevenção.

Desde o início da epidemia, em 2010, mais de 4.500 pessoas na RDC, principalmente crianças com menos de cinco anos, foram vítimas da doença. De acordo com a pesquisa em retrospectiva sobre a mortalidade realizada pelo centro de pesquisa epidemiológica de MSF, o Epicentre, em Aketi, Bas-Uéle, na província de Orientale, 35% das crianças com menos de cinco anos contraíram sarampo entre dezembro de 2012 e outubro de 2013. Desse total, 7% morreram. MSF tratou cerca de 11.780 pessoas na região.

O sarampo pode ser fatal para crianças se não for tratado, embora a doença possa ser evitada com a vacina. Mas as campanhas de vacinação de rotina não tiveram alcance suficiente para acabar com a epidemia, e as campanhas de recuperação são insuficientes. “Ainda que alguns esforços tenham sido feitos em 2013 para melhorar a qualidade das campanhas de vacinação, isso não está nem próximo de ser satisfatório, e ainda há muitas deficiências. Mais recursos financeiros precisam ser despendidos para que mais pessoas sejam vacinadas durante todo o ano, tanto nas campanhas de recuperação quanto nas de rotina”, explica o Dr. Kyroussis, coordenador médico de MSF.

“Todos os recém-nascidos deveriam ser vacinados antes de completarem um ano, mas eles precisam também receber uma segunda dose da vacina, sem a qual podem não estar completamente protegidos da doença. No momento, na RDC, isso só pode ser feito por meio de campanhas de recuperação. Por isso, é necessário organizar campanhas de regulares como parte da estratégia de eliminação do sarampo no país. Isso é vital”, afirma o Dr. Kyrousis.

A qualidade das campanhas de vacinação é também fator fundamental para garantir que crianças sejam vacinadas de forma efetiva. As campanhas precisam ser realizadas com a capacidade logística adequada – a cadeia de frio necessária para manter as vacinas nas temperaturas corretas. As atividades de vacinação devem ser planejadas de forma apropriada, respeitando as especificidades de cada zona de saúde; o prazo necessário para a realização da atividade, por exemplo, deve ser definido de acordo com o tamanho e a complexidade da área.

Para enfrentar a epidemia que tem se alastrado pelo país desde 2010, MSF vacina pessoas nas 11 províncias da RDC. Em 2013, a organização vacinou mais de 1,1 milhão de crianças com idades entre seis meses e 15 anos. As equipes de MSF trataram cerca de 30 mil pacientes com a doença, sendo a maioria crianças, mas, também, alguns adultos. MSF está atuando principalmente nas áreas onde a epidemia foi reportada, mas também realizou campanhas de vacinação preventiva entre as pessoas deslocadas, que estiveram em diversas regiões do país.

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print