Oito anos em Kirkuk, no Iraque: seguindo a jornada de recuperação de Hawija

Clínica de MSF em Hawija © MSF/Hassan Kamal Al-Deen

Em uma manhã ensolarada, Hashim Abdullah visitou a clínica de Médicos Sem Fronteiras (MSF) em Hawija, no Iraque, para seu último exame clínico antes de seus cuidados médicos serem transferidos de MSF para o centro público de saúde primária. Hashim vai à clínica desde 2018 para fazer tratamento de um problema de saúde crônico.

“Tenho visitado MSF desde que voltei do acampamento. Ao retornar do deslocamento, descobrimos que tudo o que tínhamos havia desaparecido. Nenhum serviço de saúde estava funcionando. Os serviços gratuitos de MSF ajudaram a mim e a muitos outros na área a permanecer saudáveis enquanto reconstruíamos nossas vidas e nossas casas”, disse Hashim.

Hashem Abdullah, paciente de MSF no centro de saúde primário de Hawija  – © MSF/Hassan Kamal Al-Deen

No final de fevereiro de 2024, enquanto o sistema de saúde de Hawija continuava se recuperando, MSF entregou todas as suas atividades no distrito de Hawija e no subdistrito de Abbasi, na província de Kirkuk, à Direção de Saúde, após oito anos de prestação de cuidados médicos.

Crise em desenvolvimento, necessidades críticas e uma resposta de emergência

Localizado no extremo oeste da província de Kirkuk, o distrito de Hawija fazia parte de um terço do território do Iraque que ficou sob o controle do grupo Estado Islâmico em 2014. Nos três anos seguintes, milhares de pessoas fugiram de suas casas, deixando tudo para trás.

A situação agravou-se quando as batalhas armadas para retomar o controle do distrito começaram, em 2017. Centenas de milhares de pessoas foram deslocadas de Hawija para campos em Kirkuk e outras províncias. A infraestrutura de saúde do distrito sofreu danos significativos, não apenas por causa dos conflitos armados, mas também devido ao esgotamento de recursos e serviços durante o isolamento da área do resto do país durante três anos.

Enquanto as pessoas fugiam de suas casas, MSF montou duas clínicas móveis em Debes e Maktab Khalid, onde pessoas deslocadas internamente chegaram após sua longa jornada para escapar de Hawija. MSF também estabeleceu uma unidade de saúde primária no campo de Daquq, onde a maior parte da população deslocada acabou se estabelecendo.

Aso Khalil, supervisor de enfermagem de MSF em Hawija – © MSF/Hassan Kamal Al-Deen

Aso Khalil, enfermeiro de MSF de Kirkuk que começou a trabalhar com a organização em janeiro de 2017 no campo, relembra a chegada de pessoas deslocadas: “As pessoas chegaram em uma situação terrível, tanto física quanto psicologicamente. As crianças e os idosos foram muito afetados pela escassez de cuidados médicos e alimentares antes de conseguir escapar”.

Omar Ali, promotor de saúde de MSF, morava em Hawija antes de fugir de sua casa em busca de segurança. Durante sua fuga, ele teve muitos encontros com MSF como deslocado interno. “MSF esteve lá e testemunhou tudo o que passamos. Encontramos MSF nos locais de recepção quando conseguimos atravessar para um local seguro. Depois nos acampamentos onde fomos morar. Quando começamos a voltar para casa depois das batalhas, MSF estava lá antes de nós para atender às necessidades dos repatriados”.

Quando os combates terminaram, quase todos os serviços básicos eram inexistentes em Hawija. Para ajudar aqueles que ficaram em casa, e prevendo uma grande onda de repatriados, MSF chegou ao subdistrito de Al-Abbasi.

Sellah Moraa, vice coordenadora-geral de MSF em Kirkuk – © MSF/Hassan Kamal Al-Deen

“Nossas equipes chegaram primeiro à cidade de Al-Abbasi e estabeleceram um centro de saúde primário temporário, pois o centro público foi danificado nos combates”, diz Sellah Moraa, vice coordenadora-geral de MSF em Kirkuk. “Pouco depois, ampliamos nossas atividades e começamos a trabalhar no centro de saúde primário da principal cidade de Hawija”, acrescenta Sellah.

Por meio dessas duas instalações, MSF prestou cuidados médicos a pessoas afetadas por doenças não transmissíveis e prestou cuidados de saúde sexual e reprodutiva, cuidados de saúde mental e serviços de promoção da saúde.

Ao longo da jornada de resiliência e recuperação

Nos últimos oito anos, o distrito de Hawija registou uma recuperação notável que é visível em todos os aspectos.

Ahmed Siddiq, paciente com doença crônica de MSF no centro de saúde primário de Hawija – © MSF/Hassan Kamal Al-Deen

Ahmed Siddiq, um residente de Hawija que optou por ficar em casa com medo de ficar preso e enfrentar piores condições de vida em campos de deslocados, reflete sobre as mudanças em Hawija. Ele explicou: “Hawija era uma área devastada em 2017. Especialmente depois da enorme explosão na zona industrial durante um ataque aéreo. Mal tínhamos comida suficiente para sobreviver. Por exemplo, um quilo de açúcar atingiu US$ 100, embora ninguém tivesse qualquer renda. Não dá para descrever em palavras aqueles dias. Mas hoje estamos em condições muito melhores. Felizmente, todos os aspectos da vida voltaram ao normal”.

Hoje, os mercados e as famosas chácaras de Hawija estão novamente funcionando e a infraestrutura do distrito está em condições muito melhores. O sistema de saúde no distrito registou alguma recuperação; o Hospital Geral de Hawija e o seu centro de cuidados de saúde primários estão novamente funcionando e o centro de cuidados de saúde primários em Al-Abbasi também está reconstruído e em funcionamento.

Narmeen Abbas, gerente de promoção de saúde de MSF – © MSF/Hassan Kamal Al-Deen

“Quando cheguei a Hawija e Abbasi pela primeira vez, depois da guerra, elas pareciam cidades fantasmas. Hoje vejo que as escolas, os estabelecimentos de saúde, os mercados e a vida em geral voltaram ao normal. E essa mudança me deixa muito feliz”, disse Narmeen Abbas, gerente de promoção de saúde de MSF em Kirkuk.

As atividades de MSF em Hawija se concentraram em uma abordagem holística para o tratamento de doenças crônicas, priorizando os cuidados de saúde mental e a promoção da saúde, educando sobre os fatores de risco do estilo de vida e melhorando o bem-estar mental. Em uma região onde os especialistas em saúde mental são escassos, isto significou investir na formação de pessoal local para prestar estes serviços a uma comunidade que passou por uma crise.

Capacidades para continuação e obrigações de longa duração

Ao longo desses oito anos, MSF trabalhou em estreita colaboração com as autoridades de saúde para ajudar a restaurar o acesso aos serviços básicos de saúde. Além dos cuidados médicos, MSF apoiou a Direção de Saúde na reabilitação da infraestrutura do Hospital Geral de Hawija e forneceu treinamento e orientação essenciais aos profissionais de saúde.

Sala de espera no Hospital Geral de Hawija – © MSF/Hassan Kamal Al-Deen

“Embora seja hora de encerrarmos as nossas atividades como organização médica de emergência, acreditamos que este não é o fim. Nosso trabalho aqui não teria sido possível sem os valiosos esforços dos membros de nossa equipe que são de Kirkuk ou da própria Hawija. Enquanto partimos, estamos confiantes nas competências sólidas que permanecerão aqui na comunidade e no sistema de saúde. Eles continuarão a partilhar as suas habilidades e trabalho árduo com as suas comunidades, mesmo depois de partirmos”, afirmou Sellah.

“Estou orgulhoso do trabalho que fiz com MSF e grato por ter a oportunidade de estender a mão às pessoas que estavam passando por condições difíceis. Construí relações muito fortes e duradouras com colegas que conheci aqui. E tenho certeza que esse vínculo entre nós continuará. Passamos juntos por momentos muito tristes e muito felizes e hoje estamos satisfeitos com o que fizemos aqui”, diz Aso.

Sessão de consulta de saúde mental – © MSF/Hassan Kamal Al-Deen

MSF em Hawija e Abbasi – 8 anos em dados

 

Veja a linha do tempo da atuação de MSF em Kirkuk

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print