Ocean Viking: 85 pessoas resgatadas no mar Mediterrâneo

Navio operado por MSF e por SOS Méditerranée resgatou 85 pessoas, incluindo 25 crianças menores de 18 anos

Ocean Viking: 85 pessoas resgatadas no mar Mediterrâneo

“O resgate de hoje mostra que navios de busca e salvamento são mais do que nunca necessários.

O Ocean Viking estava há apenas 10 horas na área de busca e salvamento quando um alerta de perigo chegou ontem à noite, por meio do Alarm Phone, que estava em contato direto com os Centros de Coordenação de Resgate da Itália e de Malta. Ficamos em trabalho de busca a noite inteira, e já havíamos alocado os botes de resgate uma vez, até que uma aeronave de patrulha militar eventualmente avistou o barco de manhã cedo.

Agora, temos a bordo 85 pessoas – 79 homens (56 homens adultos) e 6 mulheres (4 mulheres adultas), sendo desse total 25 crianças (com menos de 18 anos). O mais novo tem apenas um ano de idade. Apesar de termos conseguido trazê-los a bordo em segurança, se não os tivéssemos encontrado esta manhã, este poderia ter sido facilmente mais um trágico naufrágio.

Apesar das tentativas constantes de contatar o Centro de Coordenação de Resgate Líbio desde a primeira vez que recebemos o alerta de perigo, não recebemos uma resposta até bem depois do resgate – com a oferta de que fôssemos à Líbia, contrariando a lei internacional.

Nós nunca iremos retornar as pessoas à Líbia. Conhecemos os horrores dos quais essas pessoas fogem quando deixam a Líbia. Sabemos que a situação é tão desesperadora que elas sentem que a única opção para sobreviver é pelo mar.

Ninguém deveria se sentir forçado a escolher entre arriscar sua vida no mar ou continuar preso em um ciclo de abuso na Líbia. Isso não é uma escolha.

As circunstâncias em que o barco em perigo foi encontrado e a resposta das autoridades, sejam líbias, italianas ou europeias, mostram quão confusa é a situação no mar e como os Estados não estão colocando em primeiro lugar seu dever de salvar vidas.

Enquanto a Europa falhar em agir com soluções humanas e sustentáveis, as pessoas serão forçadas a realizar essa jornada mortal. Nós não vamos ficar sentados e esperar as pessoas se afogarem no mar.”

Sam Turner, coordenador de MSF na Líbia e operaçoes de busca e salvamento

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print