MSF treina profissionais da área da saúde para atender vítimas de chuvas

Psicólogas fazem capacitação na região de Itaperuna, divisa entre Rio de Janeiro e Minas Gerais

Duas psicólogas de Médicos Sem Fronteiras (MSF) foram enviadas a Itaperuna, cidade situada entre os Estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, para organizar treinamentos para capacitar os profissionais locais a oferecer assistência psicológica às vítimas das enchentes na região. Diversas cidades do entorno estão sofrendo com as fortes chuvas que, há semanas, vêm causando sérias enchentes e deslizamentos e que já deixaram dezenas de mortos e desabrigados.

Mais de 50 pessoas participaram da primeira capacitação.  “Todos aqui estão se mobilizando muito para ajudar as vítimas das enchentes. As pessoas que participaram do treinamento vinham de diferentes regiões do estado e trabalhavam em diferentes áreas de saúde. Não falamos apenas com psicólogos, mas também com médicos, enfermeiros, entre muitos outros”, disse Débora Noal, uma das psicólogas de MSF em Itaperuna. “Os que sabiam – e os que ficaram sabendo – que Médicos Sem Fronteiras trabalhava com vítimas de desastres naturais vinham até nós e pediam para participar do treinamento”.

Débora Noal – assim como a outra psicóloga, Letícia Nolasco – desenvolveu trabalho semelhante na época dos deslizamentos na região serrana do Rio de Janeiro, no ano passado.

O trabalho das psicólogas é uma resposta a um convite feito pela Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro. “Estamos muito satisfeitos porque isso prova que o componente de assistência psicológica começa a ser integrado aos serviços de emergência. Cada vez mais, as pessoas percebem a importância de oferecer cuidados de saúde mental para vítimas de desastres naturais, como no caso dessas enchentes”, disse Tyler Fainstat, diretor executivo de MSF.

Presente no Brasil desde 1991, MSF já atuou em situações similares em 2011, após as enchentes na região serrana do Rio de Janeiro, e em 2010, em resposta às enchentes em Alagoas.

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print