MSF repassa projeto de HIV/Aids a governo da Etiópia

Apesar de estar feliz com a medida, organização lembra que incidência de kalazar na região de Humera ainda é preocupante

No dia primeiro de maio, Médicos Sem Fronteiras (MSF) repassou oficialmente seu programa de HIV/Aids ao Departamento Regional de Saúde da Etiópia, a autoridade governamental responsável pela saúde no distrito de Humera.

O repasse ocorre apenas três anos depois que a organização médica humanitária começou a oferecer tratamento gratuito para HIV/Aids pela primeira vez na Etiópia. MSF considera essa medida um sucesso. No entanto, kalazar, uma doença mortal que é endêmica nessa área do país, continua a preocupar a organização, que continua a ser a principal a oferecer tratamento aos pacientes afetados pelo mal.

Humera é uma área extremamente isolada da Etiópia, onde cerca de cem mil trabalhadores migrantes vivem durante os períodos de planito e colheita. Esse grande fluxo de trabalhadores também atrai um grande número de profissionais do sexo, fazendo com que as chances de infecção por HIV aumentasse drasticamente. Em Humera, a média de pacientes que apresentem resultado positivo para teste de detecção de HIV nas unidades de saúde de MSF é atualmente de 13%, enquanto a média do país é de cerca de 4,7%.

No momento, MSF tem 750 pacientes em tratamento com anti-retrovirais (ART) em Humera e agora o governo da Etiópia está pronto, quer administrar o programa e continuar a oferecer os medicamentos necessários gratuitamente. O Departamento de Saúde mostrou recentemente seu compromisso com esses pacientes ao contratar mais dois médicos e dez enfermeiros para trabalharem no hospital local.

"Estamos extremamenet felizes com a reação rápida do governo da Etiópia com relação à Aids/HIV", disse Ivan Zenar, coordenador de projeto de MSF em Humera."Mas continuamos preocupados porque o kalazar é completamente negligenciada, apesar de ser uma doença mortal".

MSF começou a trabalhar em Humera em 1997 para ajudar os pacientes com kalazar, também conhecida como 'febre negra', uma doença tropical que é transmitida por parasitas e afeta o sistema imunológico. A doença apresenta um índice de mortalidade de quase 100% enquanto, com tratamento adequado, cerca 92% dos pacientes podem ser curados. No ano passado, MSF tratou em Humera 657 pacientes com kalazar, entre os quais 8,3% morreram.

Após a repasse do programa de HIV/Aids, MSF vai continuar a monitorar o tratamento com anti-retrovirais e a tratar pessoas com kalazar nas regiões endêmicas da Etiópia. No entanto, a organização humanitária também está fazendo um apelo ao governo para que realize os esforços necessários para combater de maneira apropriada essa doença mortal.

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print