Você está aqui

MSF realiza oficina de capacitação sobre população em situação de rua em Porto Alegre

30/05/2008
Durante três dias, participantes vão discutir problemas e métodos para levar assistência de saúde às pessoas adultas nesta condição

A partir da próxima segunda-feira, Médicos Sem Fronteiras realiza a Oficina de Capacitação para Profissionais de Saúde da Família que atuam na Assistência à População Adulta em Situação de Rua em Porto Alegre. Com duração de três dias, o encontro ocorrerá no Instituto Sollus e contará com a participação de 50 profissionais.

Elaborado a partir da experiência pioneira do Projeto Meio-Fio, programa que levou cuidados à população em situação de rua da cidade do Rio de Janeiro entre 2000 e 2004, o treinamento será ministrado pela psicóloga Rosana Ballestero, a professora Elaine Monteiro e a enfermeira Jacinta Aguiar. O programa dura três dias e é dividido em três módulos.

Durante o primeiro módulo, os participantes poderão conhecer melhor a vida da população de rua do Rio de Janeiro e o modo como a equipe do Projeto Meio-fio abordava seus pacientes. No dia seguinte, será discutido o direito ao acesso à saúde, os principais problemas que afetam a população de rua e as principais dificuldades de se levar assistência a essa população.

No último dia, os participantes vão participar de dinâmicas de grupo, durante as quais vão debater problemas enfrentados pelas equipes em seu cotidiano. Ao final da oficina, os participantes vão elaborar um plano de trabalho.

Essa é a primeira vez que esse tipo de capacitação é realizado em Porto Alegre. Oficina de Capacitação para Profissionais de Saúde da Família que atuam na Asssistência à População Adulta em Situação de Rua foi realizada anteriormente em Acaraju, Sergipe.