MSF presta assistência médica a pessoas deslocadas em Batken, Quirguistão

Cerca de 18 mil pessoas fugiram para a região em busca de segurança após conflitos na fronteira entre Quirguistão e Tajiquistão.

Desde que os conflitos voltaram a ocorrer na fronteira entre o Quirguistão e o Tajiquistão, em 16 de setembro, Médicos Sem Fronteiras (MSF) está prestando assistência médica no vilarejo de Ravat, região de Batken, Quirguistão, para onde cerca de 18 mil pessoas vindas de áreas fronteiriças fugiram em busca de segurança.

Nos dois dias desde que os confrontos começaram, nossa equipe forneceu mais de 200 consultas médicas em uma clínica improvisada dentro de uma escola. Itens básicos de higiene também foram distribuídos.

Nossa equipe em Ravat relata que as comunidades anfitriãs estão demonstrando profunda solidariedade com as famílias deslocadas, mas temem que os suprimentos médicos possam acabar quando a estrada entre Ravat e a cidade de Batken for fechada no momento em que os conflitos eclodirem.

As pessoas, mesmo as com idades mais avançadas, chegaram a Ravat após atravessarem as montanhas a pé para buscar segurança. Na chegada, encontraram moradores das comunidades locais nas ruas segurando cartazes com mensagens de boas-vindas às famílias deslocadas em suas casas.

Outra equipe de MSF planeja chegar à capital da região, a cidade de Batken, para onde a maioria dos feridos está sendo enviada, para avaliar como podemos apoiar as autoridades locais de saúde da melhor forma, mas a situação na área é volátil.

No Tajiquistão, os profissionais de MSF também estão mobilizando suprimentos de emergência e estão preparados para fornecer assistência.

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print