Você está aqui

MSF oferece assistência a pessoas deslocadas pela violência na Nigéria

02/05/2004
Para prevenir o surto de doenças, MSF está ajudando a construir banheiros e a melhorar o fornecimento de água potável. As mais de 10.000 pessoas que tiveram que fugir dos conflitos em Plateau vivem hoje em acampamentos sob condições bastante precárias.

02/05/2004 - MSF está oferecendo assistência para milhares de deslocados que fugiram da violência que vem se intensificando recentemente no estado de Plateau, região central da Nigéria. Clínicas móveis estão sendo usadas para oferecer uma melhor assistência à saúde a mais de 10.000 pessoas que vivem atualmente em acampamentos sob condições bastante precárias.

Milhares de nigerianos fugiram de Plateau após conflitos entre milícias rivais que culminaram num massacre na cidade de Yelwa, no início de maio. As equipes móveis de emergência de MSF estão oferecendo assistência básica de saúde em vários campos de deslocados no estado de Bauchi ao norte de Plateau e dentro e fora de Lafia, a capital do estado de Nassawara.

Muitos deslocados buscaram abrigo em escolas e outros prédios públicos, e estão vivendo em condições bastante precárias. Falta água potável e alguns dos campos, e em muitos casos, milhares de pessoas estão tendo que dividir poucos banheiros. Em conseqüência disso, além da assistência à saúde, as equipes de MSF estão ajudando também a construir banheiros e a melhorar o fornecimento de água potável. Ao fazer isso, MSF espera prevenir o surto de doenças como a cólera ou o sarampo entre a população deslocada.
 

Leia mais sobre