MSF fecha bases de projetos em Kumba e Mamfe, no Sudoeste de Camarões

Fechamento segue a suspensão das atividades há três meses, após a injusta detenção de quatro profissionais de MSF enquanto realizavam atividades médico-humanitárias.

Foto: Scott Hamilton/MSF
Foto: Scott Hamilton/MSF

Médicos Sem Fronteiras (MSF) está tomando a difícil decisão de fechar nossas bases de projetos em Kumba e Mamfe, na região Sudoeste de Camarões. Esta decisão entrará em vigor a partir de 1º de agosto e resultará na rescisão dos contratos da maioria de nossos profissionais na região Sudoeste.

O fechamento segue a suspensão das atividades de MSF há três meses.

Temos trabalhado para garantir a libertação de quatro colegas de MSF que foram injustamente detidos, desde dezembro de 2021 e janeiro de 2022, enquanto realizavam atividades médico-humanitárias na região Sudoeste. Enquanto dois dos quatro foram condicionalmente libertados em maio, os outros dois permanecem na prisão e todos eles estão destinados a ser julgados.

 Uma pequena equipe e recursos adequados serão mantidos na região Sudoeste para apoiar a liberação e a resolução dos casos, bem como para continuar o diálogo com as autoridades à medida que buscamos restabelecer condições que nos permitam realizar nossas atividades em um ambiente seguro. Tomamos essa decisão pois não podemos manter indefinidamente nossas equipes sem visibilidade clara de quando podemos reiniciar nossas atividades, nem da probabilidade de nossa equipe trabalhar em condições em que não será processada por fornecer assistência médica aos que necessitam.

MSF considerará revisar essa decisão após o julgamento e com base em nossas trocas com o governo de Camarões. Continuamos a procurar melhorar o sistema de notificação humanitária para que os profissionais possam voltar aos seus empregos com confiança de que o seu trabalho que salva vidas não corre o risco de ser processado judicialmenteContinuamos esperançosos de que seremos capazes de encontrar um lugar comum com as autoridades que possa permitir que MSF apoie o sistema de saúde local e forneça assistência médica à população local.

Como uma organização médica internacional, MSF fornece apoio médico imparcial a todos os pacientes em necessidade, de acordo com a ética médica e o direito internacional humanitário.

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print