MSF faz palestra sobre medicina humanitária na PUC-Rio

O evento é gratuito e acontecerá nesta quarta-feira, às 19h. Contará com a presença da diretora executiva de MSF no Brasil, Simone Rocha, e os médicos brasileiros Alexandre Charão e Otávio Omati

Imagine trabalhar em uma cidade sem energia elétrica, onde o hospital funciona com a ajuda de um gerador, ou ser o único médico em uma cidade com mais de 100 mil habitantes, com pacientes com cultura e língua diferentes. Não raro, os profissionais que trabalham com Médicos Sem Fronteiras (MSF) se vêem em uma dessas situações, ou na combinação de ambas. Nesta quarta-feira, dia 28 de fevereiro, eles vão contar um pouco mais sobre seu trabalho humanitário na palestra "Relatos da experiência da medicina humanitária", que será realizada às 19h, no Auditório Del Castilho, na PUC RIO. A iniciativa é fruto de uma parceria entre MSF e o Instituto de Relações Internacionais da universidade.

"O objetivo desse evento é explicar o trabalho de Médicos Sem Fronteiras através da experiência de campo dos médicos Otávio Omati e Alexandre Charão, mostrando como ocorrem as intervenções cirúrgicas de MSF em situações de emergência humanitária", esclarece Simone Rocha, diretora executiva de MSF no Brasil.

O professor de Política e Desenvolvimento na África da PUC-Rio, Alexandre dos Santos, introduzirá o tema da ajuda humanitária. A diretora Simone Rocha vai explicar a origem, história e eixos de intervenção do trabalho de MSF.

Integrante da equipe de Médicos Sem Fronteiras há três anos, Otávio Omati, anestesiologista, vai contar como foi o seu trabalho em zonas de conflito e pós-conflito no Chade, Somália e Sudão. O cirurgião Alexandre Charão, que trabalha com MSF desde 2004, vai falar sobre sua experiência em catástrofes naturais – pós-tsunami na Indonésia e terremoto no Paquistão.

Cada palestrante falará por cerca de meia hora. Os trinta minutos finais serão reservados às perguntas.

Venha conhecer de perto o trabalho de Médicos Sem Fronteiras!

Informações importantes:
Data: 28 de fevereiro de 2007
Horário: 19h às 21h
Local: Auditório Del Castilho, 2º andar, Prédio do RDC, PUC-Rio (capacidade de 150 pessoas).
Endereço da PUC: Rua Marquês de São Vicente, 225 – Gávea – Rio de Janeiro

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print