MSF estende assistência pós-terremoto às Ilhas Mentawai na Indonésia

Cerca de 20 toneladas de material foram enviados à área, que até agora não havia recebido ajuda suficiente. Dados indicam que 952 casas foram destruídas e outras 1.150 sofreram danos

Cerca de 20 toneladas de itens de emergência foram enviados às remotas Ilhas Mentawai, localizadas a 150 quilômetros na costa oeste de Sumatra, que foi fortemente atingida pelos terremotos registrados no dia 12 e 13 deste mês.

Médicos Sem Fronteiras (MSF) enviou por navio centenas de lonas plásticas, kits de higiene e cobertores para entre 2 mil e 3 mil famílias, a maior parte delas vivendo na costa oeste de Pagai Utara e Pagai Selatan, as áreas mais atingidas pelos terremotos. De acordo com números oficiais, 952 casas foram totalmente destruídas e 1.150 sofreram danos.

"A situação aqui é complicada. Devido ao difícil acesso à área, as pessoas ainda não receberam muita ajuda. Elas estão dormindo a céu aberto. Muitas perderam suas casas ou estão têm muito medo de dormir dentro de casa", afirma o coordenador de terreno Renzo Fricke.

Quatro profissionais de logística e uma equipe médica e paramédica de nove pessoas – que inclui médicos, enfermeiros e psicólogos – foram enviados às duas ilhas.

Devido às péssimas condições meteorológicas e às grandes ondas, a logística para essa operação é um verdadeiro desafio. Para chegar aos moradores da ilha e distribuir itens de emergência, MSF usa botes rápidos fornecidos pela Surfaid International, uma organização não governamental que trabalha com a comunidade local.

Através das clínicas móveis, MSF está avaliando as necessidades de saúde e oferecendo cuidados de saúde primários e apoio mental. "A saúde mental é uma de nossas prioridades", continua Fricke. “Devido aos constantes abalos pós-terremoto e dos vários alertas de tsunami, a população está aterrorizada. Há muitos boatos de que haverá um novo terremoto e histórias sobre tsunamis prestes a acontecer. A catástrofe de dezembro de 2004 ainda está na cabeça de todo mundo".

MSF também distribuiu 210 toneladas de materiais de emergência no norte da província de Bengkulu, em Muko Muko, e no sul do distrito de Padang logo depois dos terremotos. A assistência agora tem chegado a grande parte da população. A distribuição deve continuar por ainda mais uma semana, enquanto o apoio mental prosseguirá durante todo o próximo mês.

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print