MSF elege novo presidente internacional da organização

Mohamed Javid Abdelmoneim, médico de emergências com trajetória global, assume mandato de três anos

Mohamed Javid Abdelmoneim, presidente internacional de MSF © Pierre-Yves Bernard/MSF

Mohamed Javid Abdelmoneim, médico de emergências de origem sudanesa e iraniana, foi eleito presidente internacional de Médicos Sem Fronteiras (MSF) para um mandato de três anos. A decisão foi tomada pela Assembleia Geral Internacional da organização, realizada em Colombo, no Sri Lanka, em 27 de junho de 2025. Ele irá assumir oficialmente o cargo em 5 de setembro de 2025.

Nascido em Cambridge, no Reino Unido, Abdelmoneim formou-se em Medicina pela University College de Londres, possui diploma da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres e é membro do Royal College of Physicians. Sua carreira combina extensa experiência no Serviço Nacional de Saúde britânico e mais de 15 anos de atuação com MSF.

Desde que ingressou na organização em 2009, no Iraque, trabalhou em diversos contextos de crise humanitária, incluindo Haiti, Etiópia, Sudão do Sul, Síria, Chade, Ucrânia, Serra Leoa durante a epidemia de Ebola, operações de busca e resgate no Mediterrâneo, além de projetos recentes em Gaza e no Sudão.

Abdelmoneim também já presidiu o conselho diretivo de MSF Reino Unido entre 2017 e 2021. Fora do campo humanitário, destaca-se ainda como apresentador de televisão, com indicações ao Emmy e ao BAFTA por documentários e séries sobre ciência e saúde exibidos por canais e plataformas internacionais como Netflix, BBC, HBO, Channel 4 e Al-Jazeera English.

 

Compartilhar

Relacionados

Como ajudar