MSF e Cruz Vermelha entram na cidade isolada de Fizi (RDC)

Uma equipe conjunta de Médicos Sem Fronteiras e da sociedade local da Cruz Vermelha conseguiram entrar na cidade isolada de Fizi, na República Democrática do Congo (RDC), na última quarta-feira.

Uma equipe conjunta de Médicos Sem Fronteiras e da sociedade local da Cruz Vermelha conseguiram entrar na cidade isolada de Fizi, na República Democrática do Congo (RDC), na última quarta-feira.

Esta foi a primeira visita de uma ONG internacional à cidade desde 1998. Devido à insegurança e à luta entre os vários grupos armados, era impossível entrar em contato com a população de Fizi. MSF levou suprimento de remédios e materiais de saúde para a cidade e equipamentos capazes de assistir esta população esquecida, composta por aproximadamente 4 mil pessoas.

A equipe conjunta, composta por profissionais expatriados e nacionais de MSF e da Cruz Vermelha de Fizi, incluindo o presidente da Cruz Vermelha, visitaram a cidade no dia 11 de setembro. A visita foi parte da uma missão de avaliação humanitária que durou 6 semanas, realizada por MSF no sul da província de Kivu do Sul, destruída pela guerra, e direcionada às zonas de saúde anteriormente inacessíveis de Uvira, Nundu e Fizi. O objetivo desta visita foi avaliar, brevemente, o estado do Hospital Geral de Referência de Fizi, assim como a infraestrutura local, como estradas, pontes e abrigo.

Espera-se que esta visita recente abra o caminho para que outras organizações humanitárias também entrem em Fizi com o objetivo de estender a assistência no local em breve. Segurança é sempre uma questão difícil na RDC e é essencial que agências que estejam considerando intervir atentem-se para a questão antes e durante as operações. Cópias de um relatório acerca da situação encontrada nesta avaliação estará disponível mediante pedido nos escritórios de MSF de Bujumbura (Burundi) e Goma (DRC) no início de outubro.

No leste da RDC, MSF desenvolve projetos em Kivu do Norte e do Sul, e na Província Leste (Província Oriental).

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print