Você está aqui

MSF ajuda vítimas de enchentes no Paquistão

30/09/2011
Clínicas móveis levarão cuidados médicos aos deslocados da província de Sindh

Chuvas de monção e enchentes continuam a devastar a região sul do Paquistão, deixando dezenas de milhares de pessoas deslocadas e vulneráveis na província de Sindh. Nos próximos dias, uma equipe de MSF formada por 13 profissionais começará a trabalhar com clínicas móveis em acampamentos de pessoas deslocadas de suas cidades, no sul do distrito de Badin e nos subdistritos de Tando Bago, Dadah e Chabralo.

A equipe de MSF realizou uma série de avaliações na semana passada. “Nós vimos estradas parcialmente inundadas e acostamentos ocupados por tendas de plástico improvisadas, onde as pessoas deslocadas estavam se refugiando. Não havia nenhuma latrina próxima”, disse o Dr. Erwin Lloyd Guillerganipe de emergência de MSF. “Em condições de higiene tão precárias, as pessoas ficam ainda mais vulneráveis a infecções respiratórias e doenças transmitidas pela água”.

Nos acampamentos para pessoas deslocadas, existem grandes necessidades médicas: diarreia aguda, suspeita de casos de malária, infecções de pele e respiratórias são muito comuns. Além disso, há suspeitas de que algumas crianças estejam desnutridas.

Nos acampamentos visitados por MSF, os suprimentos de água limpa e de banheiros eram limitados ou inexistentes.

Nos próximos dias, a equipe vai continuar a identificar as necessidades das pessoas em Tando Bago, Shahid Fazul Rahu e em outros subdistritos. No momento, a equipe de MSF na província de Sindh conta com quatro profissionais internacionais e nove profissionais do Paquistão. Novos reforços serão enviados em breve.

Além da província de Sindh, equipes de MSF que já estavam no Paquistão estão trabalhando em todo o país, se preparando para responder outras necessidades médico- humanitárias causadas pelas enchentes.

MSF está presente no Paquistão , desde 1986, trabalhando com comunidades do país e com refugiados afegãos, vítimas de conflitos armados, da falta de acesso a cuidados médicos e de desastres naturais. Equipes da organização oferecem cuidados médicos emergenciais gratuitos em Kurram Agency, Hangu e Peshawar, nos distritos de Lower Dir, Malakand e Swat, na província de Khyber Pakhtunkhwa, bem como nas províncias de Sindh e do Baluquistão.
Os programas de MSF no Paquistão são financiados exclusivamente por meio de contribuições privadas, sem nenhum tipo de verba governamental.