MSF ajuda vítimas de enchentes no Paquistão

Clínicas móveis levarão cuidados médicos aos deslocados da província de Sindh

Chuvas de monção e enchentes continuam a devastar a região sul do Paquistão, deixando dezenas de milhares de pessoas deslocadas e vulneráveis na província de Sindh. Nos próximos dias, uma equipe de MSF formada por 13 profissionais começará a trabalhar com clínicas móveis em acampamentos de pessoas deslocadas de suas cidades, no sul do distrito de Badin e nos subdistritos de Tando Bago, Dadah e Chabralo.

A equipe de MSF realizou uma série de avaliações na semana passada. “Nós vimos estradas parcialmente inundadas e acostamentos ocupados por tendas de plástico improvisadas, onde as pessoas deslocadas estavam se refugiando. Não havia nenhuma latrina próxima”, disse o Dr. Erwin Lloyd Guillerganipe de emergência de MSF. “Em condições de higiene tão precárias, as pessoas ficam ainda mais vulneráveis a infecções respiratórias e doenças transmitidas pela água”.

Nos acampamentos para pessoas deslocadas, existem grandes necessidades médicas: diarreia aguda, suspeita de casos de malária, infecções de pele e respiratórias são muito comuns. Além disso, há suspeitas de que algumas crianças estejam desnutridas.

Nos acampamentos visitados por MSF, os suprimentos de água limpa e de banheiros eram limitados ou inexistentes.

Nos próximos dias, a equipe vai continuar a identificar as necessidades das pessoas em Tando Bago, Shahid Fazul Rahu e em outros subdistritos. No momento, a equipe de MSF na província de Sindh conta com quatro profissionais internacionais e nove profissionais do Paquistão. Novos reforços serão enviados em breve.

Além da província de Sindh, equipes de MSF que já estavam no Paquistão estão trabalhando em todo o país, se preparando para responder outras necessidades médico- humanitárias causadas pelas enchentes.

MSF está presente no Paquistão , desde 1986, trabalhando com comunidades do país e com refugiados afegãos, vítimas de conflitos armados, da falta de acesso a cuidados médicos e de desastres naturais. Equipes da organização oferecem cuidados médicos emergenciais gratuitos em Kurram Agency, Hangu e Peshawar, nos distritos de Lower Dir, Malakand e Swat, na província de Khyber Pakhtunkhwa, bem como nas províncias de Sindh e do Baluquistão.
Os programas de MSF no Paquistão são financiados exclusivamente por meio de contribuições privadas, sem nenhum tipo de verba governamental.

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print