MSF abre Centro de Atenção Integral à Saúde de Marcílio Dias

Projeto oferecerá cuidados básicos de saúde e atendimento psicossocial a cerca de 10 mil moradores da comunidade, localizada na Zona Norte do Rio de Janeiro.

Foi inaugurado, no mês de Julho, o Centro de Atenção Integral à Saúde de Marcílio Dias, uma comunidade da Zona Norte do Rio de Janeiro. Com uma equipe de 19 profissionais, o centro vai oferecer consultas de clínica geral, pediatria, ginecologia e atendimento psicológico e social a todos os moradores da comunidade, que poderão contar também com serviços de curativo, nebulização e vacinação.

O Centro de Saúde funciona em um galpão em uma das ruas principais da comunidade, que foi inteiramente adaptado por Médicos Sem Fronteiras para abrigar consultórios, farmácia, sala para treinamentos e atividades educativas, área administrativa e uma ampla área de lazer onde serão desenvolvidas atividades psicossociais com os jovens. Todas as dependências do Centro de Saúde foram organizadas de acordo com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e do Ministério da Saúde: metragem mínima para os consultórios, utilização de revestimentos de fácil lavagem e desinfecção, além de ventilação e luminosidade adequadas.

Graças à ajuda de centenas de colaboradores brasileiros, que doaram recursos financeiros para a construção do Centro, a obra pôde ser concluída em menos de dois meses. Até agora, 986 doadores contribuíram com a campanha de arrecadação de recursos para as obras de Marcílio Dias, que angariou um total de R$ 55.430. As doações que continuam chegando ainda estão sendo utilizadas para pagar despesas da obra. Mais uma vez, MSF agradece a todos aqueles que tornaram esse projeto uma realidade.

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print