Você está aqui

Moradores de rua assistem a “Capitães da Areia”

27/09/2002
Moradores de rua assistem a “Capitães da Areia”

“Não vou ao teatro há 14 anos”, contou, emocionado, o ex-morador de rua Carlos, a caminho do teatro Vanucci, no Rio de Janeiro, para assistir à peça “Capitães da Areia”, baseada no romance homônimo de Jorge Amado.

No dia 26 de setembro, os moradores e ex-moradores de rua, assistidos pelo projeto Meio-fio, de Médicos Sem Fronteiras (MSF), foram convidados para assistir à peça, de direção e adaptação de Pedro Vasconcelos, no shopping da Gávea.

O texto narra a trajetória de meninos de rua de Salvador, os capitães da areia, que viviam de pequenos furtos. Entre brincadeiras, casos amorosos e perseguições da polícia, “Capitães da Areia” mostra a dura realidade daqueles que têm que tirar seu sustento da rua.

Com muita percussão e música brasileira já consagrada em seu repertório, o espetáculo contagiou a platéia.
“O que vi no palco é a realidade. Parece até que partes da peça tinham sido baseadas na minha vida. É assim mesmo”, afirmou Luciano, ex-morador de rua, que fez questão de cumprimentar um dos atores no final da peça. Irany, que morou intermitentemente na rua por 9 anos, também gostou muito. “A peça fala da realidade dos meninos de rua, mas com humor, o que foi muito legal”.

“Capitães da Areia”, de Jorge Amado. Direção e Adaptação: Pedro Vasconcelos. Teatro Vanucci, Shopping da Gávea, 3o andar, de quinta a sábado às 18h30; domingo às 18h.