Você está aqui

Moçambique: novo ciclone atinge o país

30/04/2019
O ciclone Kenneth afetou várias cidades e comunidades da província de Cabo Delgado

O ciclone Kenneth atingiu a costa norte da província de Cabo Delgado, em Moçambique, na noite do dia 25 de abril. Várias cidades e comunidades foram fortemente danificadas. As chuvas ainda continuam e regiões estão inundadas ou em risco de inundação. Médicos Sem Fronteiras (MSF) havia iniciado atividades de água e saneamento em fevereiro de 2019 em Pemba, a capital da província, portanto, já existe uma pequena equipe no local.

Equipamentos médicos e logísticos foram enviados para Pemba na semana passada, como medida preventiva de emergência e uma vez que MSF já havia respondido ao primeiro ciclone, Idai, em Beira. A equipe de Pemba conduziu avaliações na área de Macomia e na Ilha Matemo e avaliará outras ilhas onde as necessidades ainda não são claras.

“A Ilha Matemo foi gravemente destruída pelo ciclone Kenneth, bem como a cidade de Macomia e seus vilarejos vizinhos”, explica Danielle Borges, coordenadora do projeto em Pemba. “Atualmente, estamos avaliando as necessidades nessas áreas de difícil acesso, a fim de fornecer o suporte necessário. Como organização médica, consideramos fundamental apoiar os serviços de saúde existentes a retomar suas atividades o quanto antes. Hoje, doamos equipamentos para um centro de tratamento de diarreia em Pemba, porque tememos o surgimento de doenças transmitidas pela água nos próximos dias na área afetada. Outras atividades serão iniciadas em breve.”
 

Leia mais sobre

MSF usa cookies neste site para melhorar sua experiência.
Saiba mais na

Política de Privacidade. Aceitar