Milhares que fogem de Rann, na Nigéria, buscam assistência em Camarões

Ataque em 14 de janeiro deixou a cidade devastada e milhares em situação de vulnerabilidade

Milhares que fogem de Rann, na Nigéria, buscam assistência em Camarões

Milhares de pessoas fugiram de Rann, no nordeste da Nigéria, após um violento ataque à cidade em 14 de janeiro. Ontem, eles começaram a chegar a pé em Bodo, Camarões, a cerca de 7 km de Rann. Médicos Sem Fronteiras (MSF) começou a prestar assistência em Bodo ontem. Uma equipe formada por profissionais da área médica e logística distribui comida e água e está prestando assistência médica de emergência. 

Hugues Robert, gerente do programa de MSF na Nigéria, disse: “nossa equipe em Bodo estima que cerca de 8 mil pessoas tenham chegado ontem e esperamos que outros milhares possam vir hoje. Estamos nos preparando para ajudar 15 mil pessoas com alimentos, água e assistência médica nos próximos dias. Muitos estavam em estado de choque e claramente angustiados com o que haviam testemunhado. Eles perderam tudo o que têm e precisam de absolutamente todo tipo de ajuda”.

Perto de Bodo, as pessoas passaram a noite ao ar livre, pois não há abrigos. Há crianças e muitas mulheres grávidas e em período de amamentação entre eles.

Em Rann, muitas partes da cidade foram queimadas, incluindo casas e abrigos.  O mercado e as lojas de alimentos também foram destruídos.  O armazém, o escritório e a farmácia de MSF foram saqueados e incendiados. Caixas vazias de suprimentos médicos estavam espalhadas no chão do lado de fora. 

MSF conseguiu evacuar um homem ferido do local, mas a maioria fugiu para o país vizinho Camarões.

“Isso é completamente devastador para as pessoas em Rann”, diz Robert. “Elas sofrem com uma violência sem fim”. E agora eles têm que se reerguer. Quantas vezes mais isso é possível? O povo do estado de Borno continua pagando o preço por esse conflito implacável. Todas as partes em conflito devem respeitar a segurança de civis”.

 

 

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print