Milhares de refugiados da República Democrática do Congo cruzam a fronteira com o Burundi

Duas clínicas móveis de MSF já foram deslocadas para a região e um centro de tratamento de cólera e áreas de isolamento foram criados para atender vítimas da doença. Até agora quatro casos de cólera já foram confirmados.

Milhares de pessoas fugiram da República Democrática do Congo (RDC) e cruzaram a fronteira com o Burundi por causa dos conflitos na região leste do país. Os refugiados estão ficando num campo de refugiados que já existia e em dois outros locais nos arredores de Cibitoke, Burundi.

MSF já deslocou para lá duas clínicas móveis para oferecer assistência aos refugiados congoleses, e já estabeleceu um centro de tratamento de cólera no hospital de Cibitoke e áreas de isolamento em ambos os campos após terem sido confirmados quatro casos da doença. Devido à essa situação relacionada à cólera, o plano inicial do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (ACNUR) de retirar os refugiados da fronteira poderá ser atrasado.

O fluxo de refugiados da RDC é contínuo. Rumores de que os refugiados congoleses estão se amontoando no lado congolês da fronteira não podem ser confirmados já que a área está inacessível no momento.

Uma equipe retornou para Bukavu na semana passada. Esta equipe se retirou da cidade no final de maio após um aumento da insegurança. A retirada foi uma surpresa já que Bukavu é normalmente um local estável para MSF e esta estabilidade foi uma motivação importante para a decisão recente de se iniciar um programa de tratamento do HIV/aids com anti-retrovirais.

A retirada de MSF levantou uma preocupação imediata de como dar continuidade, de forma apropriada, ao programa de HIV/aids. Felizmente, o programa não foi interrompido já que os profissionais nacionais de ajuda humanitária, que permaneceram em Bukavu, deram continuidade ao projeto. A adesão ao tratamento está sendo considerada acima das expectativas se analisarmos a situação de insegurança e incerteza.

MSF também tentou oferecer alternativas para as pessoas que escolheram fugir da área. Três pacientes de Bukavu, que fugiram para Ruanda, pegaram seus anti-retrovirais em um projeto de MSF em Ruanda, após ouvirem no rádio que isso seria possível.

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print