Mianmar: Quatro aviões de carga de MSF chegam ao país

Equipes estão trabalhando em Pyanpon, Bogaley, Haingyi, Pyinsalu, Tongwa, Labutta, Thingangon e Chaungzu

Nesta quinta-feira, quatro aviões de carga de Médicos Sem Fronteiras (MSF) aterrissaram em Yangon, Mianmar, transportando um total de 140 toneladas de água e equipamento de saneamento, material médico, alimentos terapêuticos e lâminas de plástico. Um quinto avião deve partir da Europa nesta sexta-feira.

Até o momento, MSF conseguiu distribuir 275 toneladas de suprimentos emergenciais desde que as equipes de MSF começaram a trabalhar na área do Delta do Irrawaddy. Seis integrantes da equipe internacional (um coordenador de emergência e cinco especialistas em água e saneamento e logísticos) chegaram em Yangon na quarta-feira.

Uma equipe médica de MSF viajou para Dedaye nesta quinta-feira para avaliar os danos no local. Dedaye fica na estrada entre Bogaley e Kungyangon. A estação das chuvas já começou, mas até agora ainda não afetou a população ou prejudicou as atividades humanitárias. MSF está trabalhando em Pyanpon, Bogaley, Haingyi, Pyinsalu, Tongwa, Labutta, Thingangon e Chaungzu.

As equipes de MSF alugaram dois barcos grandes para usar em Pathien, fazendo com que o número total de barcos usados para transporte no delta subisse para dez. Eles somam-se aos dez caminhões que estão sendo usados para transportar material de Yangon para Pathien.

Na quarta-feira, quatro equipes voltaram dos vilarejos mais afastados. Eles levaram ajuda para 15 mil pessoas e distribuíram um total de 6 mil lâminas de plástico. Levando em consideração que MSF tem mais de 20 equipes ativas na região do Delta, isso dá uma idéia da escala de esforços de distribuição desses itens.

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print