Mediterrâneo: governos europeus estão impedindo operações de busca e resgate

MSF condena as ações dos governos europeus que impedem operações de busca e resgate

Mediterrâneo: governos europeus estão impedindo operações de busca e resgate e devolvendo pessoas à Líbia

A organização médico-humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF) chama a atenção dos governos italianos e europeus e condena todas as ações que impedem as operações de busca e resgate que salvam vidas no mar Mediterrâneo e as que devolvem pessoas à Líbia.

O mais recente incidente em uma longa série de ações para obstruir as operações de busca e resgate

“O recente incidente, em que as autoridades italianas ordenaram a apreensão do navio da Proactiva, Open Arms (Braços Abertos), após o resgate e desembarque de 216 pessoas, é o último de uma longa série de ações que impede a atuação de ONGs que estão realizando operações de resgate que salvam vidas”, declarou Annemarie Loof, gerente operacional de MSF.

“O navio Open Arms resgata pessoas em águas internacionais e em um dos resgates, a 73 milhas náuticas da costa da Líbia, a guarda costeira líbia ameaçou com violência a equipe de resgate”, continuou Loof. "Há um nível preocupante de cooperação entre os governos europeus e a guarda costeira da Líbia, que vai desde o treinamento e apoio material até a preparação do trajeto da guarda costeira líbia em águas internacionais, visando devolver as pessoas à Líbia."

Campanha de criminalização de ONGs resulta em capacidade reduzida de busca e resgate

Embora os fatos em torno do resgate e da apreensão do navio ainda não tenham sido totalmente estabelecidos, essas ações carregam a marca de uma campanha de criminalização contra as ONGs que realizam operações de busca e salvamento.

"Estamos vendo uma tendência alarmante dos governos italianos e europeus que buscam ativamente criminalizar e impedir ONGs, incluindo MSF, de realizar operações de busca e resgate no mar Mediterrâneo", afirmou Loof.

“Desde o verão de 2017, as autoridades italianas, apoiadas pela União Européia, têm impedido cada vez mais as operações de ONGs que salvam a vida de pessoas no mar, através de código de conduta mal concebido e até investigações criminais exploradas politicamente que alimentam a desconfiança em relação às ONGs e afetam diretamente a capacidade de continuar suas atividades”, acrescentou Loof. “Com a recente apreensão do navio Open Arms na Sicília, Aquarius, o navio mantido em conjunto pela SOS Méditerranée e por MSF, é agora o único navio de busca e resgate operado por uma ONG no mar Mediterrâneo."

As políticas europeias de dissuasão e contenção comprometem a vida das pessoas

Mesmo diante do fato de as ONGs estarem sendo impedidas de salvar vidas e das pessoas não terem uma rota segura ou outra alternativa legal para fugir dos horrorosos níveis de violência, abuso e exploração, os governos europeus estão fortalecendo políticas de dissuasão e contenção na Líbia.

“Sob nenhuma circunstância os refugiados e migrantes devem ser devolvidos à Líbia ou serem presos lá. Claramente, os governos europeus não estão priorizando a segurança dessas pessoas. Em vez disso, eles estão atuando com uma política suja, enquanto as vidas das pessoas estão em jogo", concluiu Loof.
 

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print