Médicos Sem Fronteiras na Ação Global

Médicos Sem Fronteiras na Ação Global

No dia 29 de setembro, equipes da organização Médicos Sem Fronteiras participaram da X Ação Global do Rio de Janeiro, realizado na Praça da Apoteose. O evento, promovido pela Rede Globo em parceria com o SESI, é organizado todos os anos e conta com a participação de ONGs e instituições públicas para oferecer à população carente uma rede de serviços gratuitos, que vão desde atendimento de saúde a apoio na obtenção de documentos.

Através da equipe do Programa de Saúde da Família de Portus, Médicos Sem Fronteiras ofereceu ao público palestras de prevenção em Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids, realizou testes de glicose para maiores de 40 anos e verificou a pressão arterial de todos aqueles que passaram pelo estande. Os médicos do projeto Médicos Solidários também estavam presentes, prestando consultas de pediatria a crianças menores de 12 anos.

Logo que se abriram os portões da Praça da Apoteose, uma fila se formou no estande de Médicos Solidários: ao final do evento, um total de 144 crianças haviam sido atendidas. Eram famílias inteiras solicitando consultas para seus filhos, que têm dificuldades de acesso a atendimento médico de qualidade. Jurema levou os filhos Jordan, Jonatam, James e Jenifer. O mais novo, de um ano e dois meses, não ia ao médico há mais de 1 ano.
“Eu não posso ficar um dia inteiro numa fila de posto de saúde, porque eu preciso trabalhar”, comenta Jurema. Com manchas por toda a pele, Jonatam foi atendido pela pediatra Silvia Cherulo, médica voluntária do projeto Médicos Solidários. Sobre a consulta, Jurema comenta: “eu adorei, fui muito bem atendida. Agora vou ver se a associação de moradores lá do meu bairro se cadastra no projeto Médicos Solidários, que é pra gente poder poder receber atendimento”.

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print