Mapathon: mapear para ajudar a salvar vidas

O evento MSF de cartografia coletiva realiza-se online e pela primeira vez em Portugal a 24 de novembro

Mapathon Online

A organização internacional humanitária Médicos Sem Fronteiras organiza pela primeira vez em Portugal o Mapathon, evento que visa juntar esforços para coletivamente pôr nos mapas populações esquecidas, preenchendo lacunas cartográficas e ajudando a conseguir que chegue assistência a áreas remotas e de difícil acesso para melhorar a vida de muitas pessoas.

Este evento decorre online a 24 de novembro, entre as 17h30 e as 20h, e a participação é aberta e gratuita para todas as pessoas interessadas e que queiram, com a sua solidariedade e o seu tempo, ajudar quem mais precisa. Não são necessários conhecimentos prévios de geografia, nem ser especialista em cartografia. Para participar, é apenas necessário fazer inscrição prévia para o evento e muito entusiasmo.

O Mapathon Online é um espaço de encontro de pessoas que se juntam para cartografar uma zona, cada uma no seu computador com acesso à internet e em casa, seguindo instruções e com o apoio de profissionais da MSF que servem de guias, contribuindo juntos na elaboração de mapas, com a utilização da ferramenta Open Street Maps, e recolhendo dados de uma determinada área a partir de potentes amplificações de imagens de satélite.

Ver: O que é o Mapathon?

Os mapas são ferramentas vitais na MSF. Mapas inexistentes ou incompletos de áreas remotas podem dificultar a chegada de assistência a populações que se encontram isoladas e afetadas por crises humanitárias ou desastres naturais.

Com muitas áreas do planeta ainda sem mapeamento, esta iniciativa ajuda as organizações humanitárias a tornar essas populações visíveis, a avaliar as necessidades existentes e a rastrear a propagação de epidemias e de doenças como a cólera. Ao pôr estas populações nos mapas, as organizações conseguem trabalhar de forma mais eficiente, com segurança e racionalização dos recursos.

Ver: Mapear regiões remotas onde a MSF atua

A MSF promove, desde 2014, eventos globais do Mapathon em diversos países – e, pela primeira vez, a iniciativa é organizada também em Portugal este ano. O Mapathon faz parte do projeto colaborativo Missing Maps, que se dedica a mapear territórios onde a ajuda humanitária tenta responder às necessidades das populações mais vulneráveis.

Mapathon Online 2020

24 de novembro

17h30 às 20h

Entrada gratuita

Inscrição prévia

Compartilhar