Mapathon: mapear para ajudar a salvar vidas

O evento MSF de cartografia coletiva realiza-se online e pela primeira vez em Portugal a 24 de novembro

Mapathon Online

A organização internacional humanitária Médicos Sem Fronteiras organiza pela primeira vez em Portugal o Mapathon, evento que visa juntar esforços para coletivamente pôr nos mapas populações esquecidas, preenchendo lacunas cartográficas e ajudando a conseguir que chegue assistência a áreas remotas e de difícil acesso para melhorar a vida de muitas pessoas.

Este evento decorre online a 24 de novembro, entre as 17h30 e as 20h, e a participação é aberta e gratuita para todas as pessoas interessadas e que queiram, com a sua solidariedade e o seu tempo, ajudar quem mais precisa. Não são necessários conhecimentos prévios de geografia, nem ser especialista em cartografia. Para participar, é apenas necessário fazer inscrição prévia para o evento e muito entusiasmo.

O Mapathon Online é um espaço de encontro de pessoas que se juntam para cartografar uma zona, cada uma no seu computador com acesso à internet e em casa, seguindo instruções e com o apoio de profissionais da MSF que servem de guias, contribuindo juntos na elaboração de mapas, com a utilização da ferramenta Open Street Maps, e recolhendo dados de uma determinada área a partir de potentes amplificações de imagens de satélite.

Ver: O que é o Mapathon?

Os mapas são ferramentas vitais na MSF. Mapas inexistentes ou incompletos de áreas remotas podem dificultar a chegada de assistência a populações que se encontram isoladas e afetadas por crises humanitárias ou desastres naturais.

Com muitas áreas do planeta ainda sem mapeamento, esta iniciativa ajuda as organizações humanitárias a tornar essas populações visíveis, a avaliar as necessidades existentes e a rastrear a propagação de epidemias e de doenças como a cólera. Ao pôr estas populações nos mapas, as organizações conseguem trabalhar de forma mais eficiente, com segurança e racionalização dos recursos.

Ver: Mapear regiões remotas onde a MSF atua

A MSF promove, desde 2014, eventos globais do Mapathon em diversos países – e, pela primeira vez, a iniciativa é organizada também em Portugal este ano. O Mapathon faz parte do projeto colaborativo Missing Maps, que se dedica a mapear territórios onde a ajuda humanitária tenta responder às necessidades das populações mais vulneráveis.

Mapathon Online 2020

24 de novembro

17h30 às 20h

Entrada gratuita

Inscrição prévia

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print