Livro mostra cotidiano de crianças e adolescentes que vivem ou viveram nas ruas

A Rede Rio Criança convida para a festa de lançamento do livro “A Rua no Ar” dia 10 de abril, às 17 horas, no Espaço da Rádio Fundisom na Fundição Progresso.

O livro reproduz as trajetórias de crianças e adolescentes que vivem ou já viveram nas ruas do Rio de Janeiro, a partir de suas próprias palavras. Mesmo vivendo em situações tão precárias, eles demonstram sua criatividade, sua capacidade de lutar e inovar para continuar vivendo. E revelam-se crianças como quaisquer outras, cheias de vida e potencial de realização.

O livro é fruto da pesquisa “Crianças e adolescentes em situação de rua na cidade do Rio de Janeiro: tecendo suas histórias…”, desenvolvida pelo Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância (CIESPI) para subsidiar o trabalho da Rede Rio Criança – um movimento em favor de crianças e adolescentes em situação de rua, que reúne 15 instituições governamentais e não governamentais na cidade do Rio de Janeiro, que tem o apoio da fundação suíça Terre des Hommes. A pesquisa, desenvolvida entre outubro de 2001 e janeiro de 2002, tinha como principal objetivo aprofundar a conhecimento sobre o cotidiano dessas crianças e adolescentes. Para isso, foram realizadas entrevistas com 67 crianças e adolescentes, entre 8 e 19 anos, em diversos bairros da cidade.

O livro trata dos principais elementos abordados pela pesquisa, em linguagem voltada ao público adolescente. O personagem principal, DJ Boca, é um ex-menino de rua que volta às ruas para apresentar um programa de rádio. Neste programa, Boca conta histórias do tempo em que morava nas ruas e relembra outras de meninos e meninas que fizeram parte das suas andanças. A Rádio Maloca está no ar. Conecte-se a ela e embarque nesta aventura.
 

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print