Líbia: MSF procura maneiras de levar assistência aos feridos

Equipes da organização continuam procurando formas de distribuir mais remédios e suprimentos médicos para as áreas afetadas pela violência

Desde que a primeira equipe de Médicos Sem Fronteiras (MSF) conseguiu cruzar a fronteira do Egito e entrar na Líbia, em 24 de fevereiro, MSF vem monitorando a situação em diversas instalações médicas em Benghazi e áreas vizinhas, como Brega e Ajdabya, bem como doando suprimentos médicos.

Até agora, MSF entregou 22 toneladas de equipamentos e suprimentos médicos em Benghazi, incluindo remédios, kits para queimaduras, curativos, suturas e fixadores externos, para a farmácia central da cidade. No momento, mais 11 toneladas de suprimentos estão a caminho de Benghazi, prontos para serem encaminhados para áreas nas quais os conflitos causaram uma diminuição nos estoques e um aumento nas demandas.

A equipe de MSF continua tentando acessar Ras Lanuf e outras áreas no oeste da Líbia, mas a insegurança e os conflitos continuam tornando esses acessos impossíveis.

No dia 3 de março, uma equipe cirúrgica visitou o único hospital na cidade de Ajdabiya, a aproximadamente 160 km de Benghazi. No dia 2 de março, 30 pessoas feridas foram admitidas no hospital, e 11 delas morreram. Em geral, o hospital foi capaz de lidar com o fluxo de pacientes, e as necessidades foram atendidas no momento da visita.

Quando novos conflitos a oeste de Ras Lanuf geraram uma nova onda de feridos no hospital de Ajdabya, uma enfermeira cirúrgica de MSF passou a noite na ala de cirurgia dando assistência a dez intervenções cirúrgicas em pacientes que foram feridos por armas de fogo. No total, 50 feridos foram tratados naquele dia no hospital de Ajdabiya.

O acesso a áreas ocidentais do país ainda é bastante difícil, e médicos em várias localidades vêm pedindo o apoio de MSF. A organização está trabalhando para entregar mais remédios e suprimentos para esses profissionais. No dia 6 de março, uma equipe de MSF que partiu para Ras Lanuf não pôde prosseguir devido à grande insegurança.

No lado ocidental da Líbia, uma equipe de MSF está na fronteira com a Tunísia desde 23 de fevereiro, pronta para mandar profissionais e suprimentos médicos assim que a fronteira for aberta.

Aproximadamente 94 mil pessoas fugiram da Líbia pela fronteira com a Tunísia nos últimos dias. Desde o dia 3 de março, o fluxo de pessoas atravessando a fronteira diminuiu, passando de 8 a 14 mil pessoas por dia para uma média de 2.500 pessoas por dia.

Enquanto a maioria das necessidades dos imigrantes está sendo suprida, MSF lançou no dia 4 de março um programa de saúde mental, uma vez que muitas dessas pessoas testemunharam ou sofreram várias formas de violência na Líbia, e se deparam com grandes incertezas a respeito de seu futuro imediato.

MSF está monitorando a situação na fronteira, e está pronta para oferecer assistência médico-humanitária. Pessoas feridas supostamente não estão sendo autorizadas a sair da Líbia, e poucos casos de feridos que conseguiram cruzar a fronteira foram relatados. Ao mesmo tempo, equipes e suprimentos médicos estão sendo impedidos de atravessar o lado tunisiano da fronteira. MSF está buscando alternativas para enviar mais remédios e suprimentos médicos para atender as necessidades das equipes médicas atuando na parte ocidental da Líbia.

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print