Istoé recebe prêmio por matéria sobre trabalho de MSF com população de rua no Rio

A reportagem “No Mundo da Rua”, escrita pelo jornalista Ricardo Miranda e com fotos de Renato Velasco, publicada pela Revista Istoé em novembro de 2002, está recebendo Menção Honrosa no Prêmio Vladmir Herzog.

O Projeto Meio-Fio, de MSF, que oferece assistência à saúde e psicossocial à população adulta em situação de rua do centro do Rio de Janeiro, preparou, no ano passado, um levantamento – com base no cadastro dos usuários – sobre o perfil dessa população. O objetivo era sensibilizar a sociedade para os problemas enfrentados por uma população marginalizada, estigmatizada e com pouco acesso aos serviços públicos. Informações como: mais de 90% trabalham, apenas 1,5% já praticaram furtos e 1% pedem esmola; metade não possui documentos; a maioria é oriunda do estado do Rio de Janeiro, entre outras, chamaram a atenção de jornalistas que se interessaram em publicar o levantamento de MSF.

O jornalista Ricardo Miranda, da revista Istoé, saiu às ruas com as equipes de MSF e fez uma brilhante reportagem sobre essa população. A reportagem, publicada em novembro do ano passado, recebe agora a Menção Honrosa do XXV Prêmio Jornalístico Vladmir Herzog de Anistia e Direitos Humanos 2003.

Criado em 1979, o Prêmio Vladmir Herzog é realizado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo, junto com a FENAJ, a Arquidiocese de São Paulo, a Ordem dos Advogados do Brasil-Seção São Paulo e a família Herzog, e vem premiando reportagens jornalísticas, fotografias e textos literários que tratem de direitos humanos e sociais.

Esta é a segunda reportagem da qual MSF participa que recebe o Prêmio Vladmir Herzog. Em 2001, o jornalista Caco Barcellos, da TV Globo, que este ano recebeu o prêmio na categoria Livro de Reportagem por “Abusado – o dono do morro Dona Marta”, foi premiado na categoria reportagem de TV, por uma matéria sobre o trabalho de MSF em Angola, país que atravessava uma guerra civil que já durava mais de 25 anos.

Compartilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on print